Seja você um empreendedor ou um profissional autônomo, ter uma boa rede de contatos pode ser uma ótima estratégia para conquistar novos clientes e desenvolver seu trabalho. A princípio, o networking é um meio de aumentar as suas oportunidades de novos negócios, gerando parcerias e indicações.
Se você perguntar a profissionais de sucesso em sua área de atuação, sobre como alcançaram seus objetivos, muitos irão dizer que utilizaram o networking para se destacarem no mercado. Ademais, ao entrar em contato com pessoas de sua área, o empreendedor pode trocar experiências, encontrar novos fornecedores e parceiros.
O fato é que a ampliação de sua rede de contato pode ajudar no desenvolvimento empresarial de várias maneiras. Do mesmo modo, deve-se fazer um esforço para conhecer novas pessoas, investir nos relacionamentos, e disposição para ajudar. Todavia, os resultados podem ser bastante satisfatórios, capazes de alavancar seu negócio.
Analogamente, o networking é fundamental independente de ser feito no início de carreira, de forma a obter novos negócios, novas oportunidades, parcerias e trabalhos. Entretanto, para construir um networking eficiente, é preciso observar algumas questões. É o que veremos a seguir. Vamos lá!
1 – Participe de cursos e palestras
Cursos, palestras e workshops podem ser excelentes lugares para conhecer novas pessoas. A grande vantagem é que nesses lugares, fica mais fácil encontrar profissionais e empreendedores que atuam na mesma área. Aliás, converse com os participantes e não se esqueça de levar um cartão pessoal para apresentá-lo.
2 – Utilize as redes sociais
Uma boa estratégia para aumentar a sua rede de relacionamentos é participar de grupos de discussão de sua área de atuação nas redes sociais. O Linkedin e Facebook podem ser ótimos lugares para se conhecer pessoas novas, obter parcerias e trocar experiências. Em síntese, vale a pena investir nestas plataformas.
3 – Defina objetivos para seu networking
É preciso traçar metas e objetivos acerca da construção de sua rede de relacionamentos. Todavia, deve- se preparar para ir aos encontros e conhecer novas pessoas. Observe se você está à procura de novos parceiros, fornecedores, investidores ou apenas trocar experiências.
4 – Converse com clareza
Ao se encontrar com possíveis parceiros, busque ser claro em suas palavras para evitar más interpretações. Fale de sua área de atuação e o que procura. Pode ser que a pessoa no qual esteja conversando não seja de sua área de atuação, no entanto, ela pode lhe indicar um outro contato.
5 – Ouça mais e fale menos com seus contatos
É importante escutar o que seu contato tem a dizer. Deve-se prestar atenção e responder de maneira objetiva. É uma ótima maneira de ganhar experiências, mostrar que tem interesse por sua profissão e garantir algumas parcerias e novos negócios. Por isso, procure entender com clareza os assuntos tratados.
6 – Adquira conhecimento
Deve-se ler mais, frequentar museus, ver filmes, concertos e peças de teatro. Enfim, é importante a busca para se tornar mais interessante, de forma a se destacar nos eventos que irá participar. Uma boa conversa pode ampliar seus horizontes e ajudá-lo a conseguir parcerias para o seu empreendimento e trabalho.
7 – Seja natural nos relacionamentos
É importante sempre manter contato com sua rede de relacionamentos, de forma natural e espontânea. Não entre em contato apenas quando desejar alguma coisa. Do modo, mostre-se prestativo, ajude também, dessa maneira, quando precisar você terá um bom apoio, conseguindo novos negócios.
8 – Demonstre atitude
Na hora de conversar com futuros contatos e parceiros, é indicado que se mostre uma atitude positiva. Partilhe suas ideias e peça a opinião da pessoa na qual está conversando. Em suma, aeja simples, direto, mostre suas aptidões, troque experiências. É uma ótima maneira de adquirir uma confiança mútua.
9 – Tenha ética no networking
Não fale mal de outras pessoas durante a conversa. Desse modo, não se deve utilizar seu networking para difamar uma empresa ou uma pessoa. Deve-se mostrar que está buscando parceiros e novos contatos. Procure ser útil, oferecendo informações de valor à pessoa que o está escutando.
10 – Seja grato
Demonstrar gratidão pela troca de experiências, por favores concedidos e por parcerias favorece a rede de contatos, abrindo as portas para novas possibilidades. Aliás, é preciso que a ajuda seja mútua, recíproca. Em conclsão, procure se dispor a ajudar quando necessário e a pedir ajuda quando precisar. Dessa maneira você fortalece seu networking.