Muito se fala do neoliberalismo, mas você sabe realmente do que se trata? Bom, o próprio nome indica que se refere a um modelo de política e econômica – já falamos por aqui sobre o liberalismo, inclusive.
Esse sistema enfatiza o valor do capitalismo de livre mercado enquanto busca transferir o controle dos fatores econômicos do governo para o setor privado. Também incorpora as políticas de privatização, desregulamentação, globalização e livre comércio.
As políticas econômicas neoliberais enfatizam dois fundamentos do capitalismo: desregulamentação – a remoção do controle governamental sobre a indústria – e privatização – a transferência de propriedade, propriedade ou negócios do governo para o setor privado. Exemplos históricos de setores desregulamentados nos EUA incluem os setores de aviação civil, telecomunicações e transporte rodoviário. Exemplos de privatização incluem o sistema correcional na forma de prisões privadas com fins lucrativos e a construção do sistema de rodovias interestaduais.
Dito de forma mais simples, o neoliberalismo busca transferir a propriedade e o controle dos fatores econômicos do governo para o setor privado, e favorece a globalização e o capitalismo de mercado livre sobre os mercados fortemente regulamentados comuns nos estados comunistas e socialistas. Além disso, os neoliberais buscam aumentar a influência do setor privado na economia, alcançando profundas reduções nos gastos do governo.
Na prática, os objetivos do neoliberalismo dependem em grande parte do governo. Desse modo, o neoliberalismo está realmente em desacordo com as políticas econômicas laissez-faire “sem intervenção” do liberalismo clássico. Ao contrário do liberalismo clássico, o neoliberalismo é altamente construtivista e exige forte intervenção do governo para implementar suas reformas de controle de mercado em toda a sociedade.
Desde os ensinamentos de Aristóteles, os cientistas políticos e sociais sabem que, especialmente nas democracias representativas, os valores do capitalismo neoliberal e do socialismo se cruzam.
Os capitalistas ricos, ao mesmo tempo que exigem que o governo não limite seu potencial de ganho, também exigem que o governo defenda sua riqueza. Ao mesmo tempo, os pobres exigirão que o governo implemente políticas para ajudá-los a obter uma parcela maior dessa riqueza.
E então, o que achou do artigo? Não deixe de estudar o tema, pois pode cair no vestibular, Enem ou então em concursos públicos.