Um negócio monoproduto é caracterizado pelo fato de produzir apenas um tipo de bens ou serviços. Esse tipo de empresa pode ser encontrado em diversos setores da economia, como na indústria de alimentos, bebidas, vestuário, calçados, etc. Entenda melhor a respeito na matéria deste domingo (26) do Notícias Concursos.
Apesar de apresentar vantagens para o empresário, como a facilidade de controle sobre toda a cadeia produtiva, um negócio monoproduto apresenta alguns pontos negativos, como a dificuldade de competir no mercado.
Assim, leia: Agiota: saiba os motivos pelos quais não se pode negociar com quem pratica agiotagem
Para se ter uma ideia, a Coca-Cola é um exemplo de empresa monoproduto. Ela produz apenas refrigerantes, enquanto a Pepsi produz refrigerantes, snacks e outros produtos, como chips.
Apesar de a Coca-Cola ser a maior empresa de refrigerantes do mundo, a Pepsi é a segunda maior. Isso se deve ao fato de que a Pepsi oferece um portfólio de produtos mais diversificado, o que a torna mais competitiva no mercado.
Dessa forma, veja: Como proteger app de banco no celular? Veja dicas para não cair em ciladas
Outro exemplo de empresa monoproduto é a Apple. A companhia produz apenas smartphones, tablets e computadores. Apesar de a Apple ser a maior empresa de tecnologia do mundo, ela enfrenta forte concorrência da Samsung, que produz vários tipos de produtos de tecnologia.
Portanto, um negócio monoproduto apresenta vantagens e desvantagens. Por isso, é importante analisar os seus pontos fortes e fracos antes de decidir se investirá nesse tipo de negócio.
Então, veja: Melhores cartões de crédito sem anuidade: confira duas opções com mais prós