O Carrefour é uma empresa francesa, considerada uma das maiores redes de supermercados do planeta. A princípio, ele está presente no Brasil há um grande tempo. Agora, a companhia acaba de realizar um negócio bilionário, que pode acirrar a sua disputa contra um de seus maiores concorrentes, o Pão de Açúcar.
Todavia, o Carrefour procura aumentar sua presença no mercado e se transformar na rede de supermercados número 1 do mundo. Dessa maneira, a organização espera assustar o grupo Casino, que também é francês e é dono do Pão de Açúcar. A disputa é acirrada, com ambas as empresas realizando vários investimentos.
O portal de notícias CNN apresentou nesta semana a informação de que o Carrefour firmou a aquisição das marcas Cora e Match, na França. As duas empresas pertenciam ao grupo Louis Delhaize. Ademais, a compra das companhias custou à rede de supermercados, a quantia de quase 1,2 bilhões de dólares.
Vale ressaltar que ainda no ano de 2022, a Cora e a Match juntas, apresentaram um faturamento expressivo, de cerca de 5,2 bilhões de euros. Dessa maneira, as duas empresas possuem 60 hipermercados e 115 supermercados. Ao todo, trabalham na companhia, mais de 24 mil funcionários. Com a compra das organizações, o Carrefour melhora sua posição no mercado, ampliando seu mercado consumidor.
Anúncio do Carrefour
O CEO do Carrefour, Alexandre Bomrpard, sobre o investimento nas duas empresas, diz que “Com a aquisição das bandeiras Cora e Match, o Carrefour anuncia sua primeira grande aquisição na França em mais de vinte anos e consolida sua posição de liderança no varejo de alimentos em seu mercado doméstico”.
Estima-se que com a aquisição da Cora e da Match, o Carrefour se torne uma rede de supermercados ainda mais forte. Em meio a este cenário de desenvolvimento, o Grupo Casino deve ficar bastante preocupado, já que o Carrefour é o seu principal concorrente e está, no momento, crescendo de uma maneira vertiginosa.
De fato, o Carrefour está se desenvolvendo, investindo e abocanhando o mercado das duas empresas, na França. Por essa razão, o Pão de Açúcar tem várias razões para se preocupar. No Brasil, a companhia possui uma presença mais forte, e com essa aquisição, se abrem as portas para que a rede de supermercados invista no país.
Carrefour no Brasil
O Carrefour teve sua fundação no ano de 1959, e chegou ao Brasil algumas décadas depois, em 1975. Dessa maneira, a rede de supermercados francesa já está em território nacional há cerca de 50 anos. Portanto, o Pão de Açúcar, que pertencia ao bilionário Abilio Diniz, tem todos os motivos para se preocupar.
Em relação a aquisição da Cora e da Match, por 1,2 bilhões de dólares, espera-se que a quantia seja paga integralmente em dinheiro. Aliás, as redes de supermercado estão presentes nas regiões leste e norte da França, onde o Carrefour é pouco presente. Portanto, a companhia irá se expandir no país.
Enfim, espera-se que a transação seja completada no verão do ano de 2024. Mesmo com essa notícia, as ações do Carrefour no mercado estavam em baixa na última quinta-feira (13/07). Segundo a empresa, o negócio possui “sinergias potenciais de 110 milhões de euros para ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.
O Carrefour Brasil apresentou números negativos sobre o primeiro trimestre de 2023, com um prejuízo de cerca de R$375 milhões. Deve-se observar que a rede de supermercados havia apresentado um lucro de R$421 milhões no ano passado. Em síntese, é o primeiro prejuízo registrado pela empresa desde o IPO de 2017.
Avisa e a rede de supermercados
No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mandou retirar o sal de cozinha da marca Carrefour dos mercados. De fato, ela explicou que o produto não é seguro para o consumo humano. Algumas análises foram feitas para constatar a sua qualidade, e acabou proibindo a sua venda.
Em conclusão, além da proibição da circulação, comercialização e distribuição do produto da marca Carrefour, a Anvisa ordenou o recolhimento imediato dos pacotes de sal de cozinha do lote 22992. A companhia disse que os testes realizados sobre o produto em questão demonstraram que estava dentro dos parâmetros estipulados em lei.