A exploração infantil – sexual ou de trabalho – é um enorme problema da sociedade mundial, sobretudo em países subdesenvolvidos. As péssimas condições locais, falta de estrutura, saúde, educação, assim como ausência de base familiar corroboram para agravar ainda mais a situação.
Por demandar atenção e ter extrema importância, surge com frequência como tema de redação em vestibulares de todo país e no Enem.
Para entender melhor acerca da problemática, selecionamos filmes que abordam o assunto, conheça.
O documentário mostra a realidade da cidade de Calcutá, uma das regiões mais pobres da Índia. Lá funciona uma rede de prostituição em meio à miséria, fome, assim como questões morais e religiosas.
O filme mostra a exploração e violência contra as meninas e mulheres. Além disso, exibe a vida de seus filhos, que vivem em meio ao caos, um cenário de extrema desigualdade, poucas chances e um verdadeiro círculo vicioso. Afinal, o caminho encontrado pelas meninas, filhas dessas mulheres, também é a prostituição.
O filme conta a dura realidade da jovem Maria, de 12 anos, que morava no interior do Nordeste brasileiro. Entretanto, em 2002, sua família vende a menina para um recrutador de garotas de programa.
Logo após, Maria é comprada em um leilão de meninas virgens. Posteriormente é levada para uma casa de prostituição na região da floresta amazônica onde há um garimpo.
A partir daí, por meses, sofre diversos abusos, até que então consegue fugir e passa a viajar o país de carona. Porém, ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar sua vida.
O longa narra a história de três amigas que moram em uma comunidade no Rio de Janeiro. Elas resolvem se prostituir para conseguir realizar sonhos de consumo e pagar as contas do cotidiano.
O filme busca retratar a realidade de muitas jovens que muitas vezes acabam entrando em um caminho perigoso, como na prostituição, por exemplo, na maioria das vezes pela falta de oportunidades na sociedade.
Filmado em 74, filme de cunho documental busca retratar a realidade dos problemas da região amazônica. Conta a história de uma jovem que sai do interior com destino a Belém para pagar uma promessa durante a tradicional festa do Sírio Nazaré.
Entretanto, nesse meio tempo, a menina entra em caminhos que a levam à exploração e prostituição. No prostíbulo conhece um motorista de caminhão e acaba pegando carona com ele para chegar a cidade do Rio de Janeiro e São Paulo.
E então, o que acha de entender melhor esse tema? Infelizmente trata-se de um tabu na sociedade e demanda discussão para que medidas sejam tomadas.
Conheça também 3 filmes para entender a escravidão no Brasil