3 filmes para entender a escravidão no Brasil

Conhecer a história do Brasil é fundamental para quem está se preparando para os vestibulares, sobretudo para o Enem

Afinal de contas, o período da escravidão do Brasil ficou mercado pela mão de obra de negros trazidos do continente africano e escravizados em território brasileiro. 

A escravidão durou séculos no Brasil e ficou marcado na história. Por conta disso, separamos três filmes que abordam o assunto para entender como era o processo. 

Quanto Vale ou É Por Quilo? (2005)

O longa faz uma analogia sobre o antigo comércio de negros escravizados e a atual exploração da miséria pelo marketing social, desenvolvimento uma espécie de solidariedade falsa. 

O filme conta uma história que se passa no século XVII onde um capitão-do-mato consegue prender uma escrava grávida que havia fugido. Ele a entrega ao seu dono e recebe sua recompensa, contudo, a escrava acaba abortando o filho que esperava.

Em paralelo a obra mostra como funciona um projeto social de informática realizado por uma ONG, no entanto, o programa é de fachada, pois os computadores comprados foram superfaturados.

Uma das voluntárias do projeto descobre o esquema e passa a correr risco de vida. Candinho, um jovem desempregado e com a companheira grávida, resolve virar matador de aluguel para sustentar a família.   

Quilombo (1984)

Em meados do século XVII no Brasil, um grupo de escravos realiza uma rebelião em um engenho em Pernambuco. E parte com destino ao Quilombo dos Palmares, onde vive um grupo de ex-escravos que resiste aos colonos. 

Em Palmares, está o líder Ganga Zumba que liderou por muitos anos o Quilombo. Até que o seu herdeiro e afilhado, Zumbi dos Palmares, decide contestar os ideais conciliatórios de Ganga e começa a articular uma das maiores lutas por liberdade. 

Besouro (2009)

O filme conta a história de negros ainda tratados como escravos no interior da Bahia, mesmo após o decreto do fim da escravidão no país. 

Fazia parte do grupo o capoeirista Manoel, treinado pelo mestre Alípio, que buscou ensiná-lo não apenas capoeira, mas também conceitos pautados na concentração e justiça. 

O apelido besouro foi dado a Manoel por causa da sua identificação com o inseto e também porque aprendeu desde cedo dominar os golpes de capoeira.

Com o passar dos anos, besouro torna-se um defensor de seu povo, combatendo o preconceito e a opressão contra os negros.


E então, você já conhecia algum desses filmes?

Não deixe de ler também – História contemporânea: Filmes sobre a trajetória de Barack Obama

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.