Oficialmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já encerrou as atividades de entrevistas no sistema do Censo de 2023. Milhões de famílias de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal (DF) responderam aos questionamentos feitos pessoalmente por agentes no decorrer dos últimos meses.
Contudo, o fato é que algumas famílias não receberam a visita de ninguém, e portanto não conseguiram informar os seus dados neste Censo de 2022. Segundo o IBGE, para estes casos, o cidadão pode ligar para o número 0800 7218181. Por este canal, o indivíduo precisa informar que nem ele e nem ninguém da sua casa foi entrevistado.
Deste modo, o Instituto poderá enviar um agente para realizar a coleta de dados, mesmo considerando que oficialmente o procedimento já terminou. Depois de realizar o pedido de visita, o cidadão poderá seguir usando este mesmo telefone para saber como está o processo do seu pedido, e conseguir entender quando o agente fará a visita.
O IBGE afirma que está aumentando a divulgação em torno deste serviço nas últimas semanas. Diante deste fato, a linha deste número de telefone pode registrar alguns problemas de comunicação, pela alta procura de vários cidadãos ao mesmo tempo. O Instituto disse que está trabalhando para tentar resolver o problema o mais rapidamente possível.
Abaixo, você pode conferir os estados em que o serviço de visita atrasada está funcionando:
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazonas;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Roraima;
- São Paulo;
- Tocantins.
Quem não responder Censo terá aposentadoria bloqueada?
Nos últimos dias, começou a circular uma informação falsa que aponta que as pessoas que não responderem o Censo de 2022 terão a aposentadoria bloqueada. Talvez isto explique a alta procura pelo IBGE pelas pessoas que não responderam o questionamento.
Contudo, trata-se apenas de uma fake news. Por meio de uma nota, o Instituto confirmou que as pessoas que não responderem o formulário não terão nenhum problema com as suas aposentadorias do INSS.
“O IBGE esclarece que o fato de não responder ao Censo 2022 não implica o bloqueio bancário de aposentadorias ou cancelamento de prova de vida de segurados do INSS”, disse a autarquia.
“Trata-se de uma informação falsa que não tem fundamento. Não existe relação entre responder ou não ao Censo 2022 e a perda e/ou bloqueio de proventos, aposentadorias e benefícios. As informações prestadas ao Censo 2022 são confidenciais e o sigilo é garantido por lei.”
Bolsa Família também não será cancelado
Quem não respondeu o Censo também não precisa se preocupar com o recebimento do Bolsa Família. Segundo o IBGE, também não há nada que implique o cancelamento do benefício por esta razão.
“Da mesma forma, as respostas fornecidas ao questionário do Censo não têm relação com o direito ou não de estar em programas de benefícios. No Censo, assim como nas outras pesquisas e levantamentos do IBGE, os dados individuais são sigilosos, e as informações são divulgadas somente para fins estatísticos.”
“Esclarecemos que é muito importante que todos respondam ao Censo, para que seus resultados tragam um retrato fiel do Brasil e dos brasileiros, e há sim a obrigatoriedade legal, com previsão de multa. Porém, não há nenhuma relação entre responder ou não ao Censo e receber ou não o Auxílio Brasil ou qualquer outro programa de benefícios.”