Você já parou para pensar sobre o que não fazer na hora de dar um feedback? Tem se autocriticado dessa forma, a fim de entender como pode melhorar na hora de comunicar algo a algum funcionário? Se ainda não tem feito essas análise, é bom começar a pensar sobre o assunto, não é mesmo?
E para ajudá-lo a se preparar ainda melhor na hora de dar um feedback, descrevemos, neste texto, algumas ações que devem ser evitadas. Acompanhe e veja quais são elas.
O que não fazer na hora de dar um feedback?
Um feedback deve ser dado de forma respeitosa e profissional, visando o crescimento do indivíduo, e não uma punição. Isto é, o gestor não pode encarar o feedback como um momento para “xingar” e/ou humilhar o indivíduo. O propósito dessa conversa é orientar e apresentar caminhos de melhorias frente às dificuldades e falhas que aconteceram.
Sendo assim, existem muitas ações que não devemos fazer na hora de dar um feedback. Algumas delas podem até estar sendo feitas, pois no momento da conversa passam despercebidas. Por isso, recomendamos que você acompanhe a lista abaixo e faça uma autoanálise sobre os feedbacks que você tem oferecido. Vejamos:
1. Esquecer de quebrar o gelo
Esquecer de quebrar o gelo e logo iniciar a conversa com uma crítica difícil é uma das coisas que não pode faltar na lista do que não fazer na hora de dar um feedback.
Afinal, é necessário criar uma atmosfera mais tranquila para o colaborador, ajudando-o a se adaptar à conversa e evitando que ele acabe entrando no modo defensivo – o que pode impedir a aprendizagem.
2. Dar feedbacks vagos
Os feedbacks vagos também são um grande erro. Dizer algo como “você está sendo desorganizado” é extremamente superficial. A pessoa está sendo desorganizada com o quê? Quais ações caracterizam essa desorganização? Como isso tem impactado no trabalho? Como ela deveria estar agindo?
Perceba que são muitos questionamentos que surgem de um feedback vago e, por isso, ele deve ser evitado.
3. Ser sarcástico ou irônico
Jamais seja uma pessoa sarcástica ou irônica na hora de dar um feedback. Lembre-se de que, do outro lado, há um ser humano com emoções. Logo, ficar debochando da situação pode fazer com que a outra pessoa se sinta extremamente constrangida.
4. Comparar a pessoa com outro colaborador
Nunca use outro colaborador como métrica na hora de dar um feedback. As pessoas são diferentes, possuem vidas diferentes, histórias diversas… É humanamente impossível comparar a trajetória de um com a de outro.
Portanto, essa é mais uma das coisas do que não fazer na hora de dar um feedback.
5. Basear-se em fofocas, não em fatos
Por fim, quando você for dar um feedback, lembre-se de se basear em fatos, e não em fofocas que você ouviu no corredor da empresa. Se porventura ouviu algo estranho, converse com a pessoa para esclarecer, não para acusá-la, combinado?
Estude a nossa lista do que não fazer na hora de dar um feedback e seja um gestor que direciona a sua equipe de forma empática e agradável. 🙂