O Auxílio Gás é um programa do Governo Federal para benefício das famílias brasileiras de baixa renda. Com ele, os beneficiários podem ter acesso a renda para garantir o custeio do gás de cozinha.
A seguir, entenda como funciona, quem pode participar e o passo a passo completo para se inscrever e receber os pagamentos.
Como funciona o programa Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é um programa voltado para as famílias brasileiras de baixa renda. Assim, oferece um renda para o custeio do gás de cozinha.
O valor do benefício é variável, ou seja, é diferente a cada repasse. Isso porque leva em consideração o preço médio do gás de cozinha dos últimos 6 meses, de acordo com divulgação da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A seguir, confira mais detalhes sobre o programa:
- Periodicidade: o pagamento é realizado a cada dois meses, seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família;
- Método de Pagamento: os beneficiários recebem o Auxílio Gás em uma conta social digital da Caixa. Assim, podem acessar os pagamentos por meio do aplicativo Caixa Tem;
- Elegibilidade: para ser elegível, é necessário cumprir as exigências do programa.
Regras de participação
Para participar do Auxílio Gás, a primeira regra é ter renda mensal de até meio salário mínimo per capita. Além disso, a família também precisa se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (Cadúnico).
O CadÚnico é o sistema que reúne os dados das famílias de baixa renda para a participação dos programas do governo. Dessa maneira, é a porta de entrada para o Auxílio Gás.
Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável familiar deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) portando os seguintes documentos:
- Documento de identificação do responsável familiar;
- Um documento de identificação de cada membro familiar que mora na mesma casa;
- Comprovantes de renda de todos os membros;
- Comprovante de endereço.
Como ocorre a aprovação do Auxílio Gás?
Após se inscrever no CadÚnico, a família já entrará para a lista de espera do Auxílio Gás. Dessa forma, basta aguardar uma nova seleção do Governo Federal para inclusão de novos participantes.
Assim sendo, não é necessário fazer nenhum cadastro específico para o programa, uma vez que o CadÚnico é o suficiente para entrar na fila de espera.
Orçamento da União
É importante mencionar que nem todas as pessoas que se enquadram nas regras de participação do Auxílio Gás vão ser aprovadas. Isso porque o orçamento da União ainda é limitado para o programa.
Assim sendo, houve a criação de uma lista de prioridades, que define quem vai entrar primeiro. Veja quem tem direito:
- Famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência, com prioridade;
- Famílias inscritas no CadÚnico com registro atualizado no último ano;
- Famílias com menor renda per capita;
- Famílias com maior quantidade de membros;
- Famílias que recebem o Bolsa Família.
Calendário de pagamentos do Auxílio Gás
Este mês, está acontecendo mais uma rodada de pagamentos do Auxílio Gás. A Caixa realiza os depósitos na conta do Caixa Tem seguindo o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.
A seguir, confira o calendário oficial com todas as datas:
- NIS final 1: 17 de abril;
- NIS final 2: 18 de abril;
- NIS final 3: 19 de abril;
- NIS final 4: 22 de abril;
- NIS final 5: 23 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 26 de abril;
- NIS final 9: 29 de abril;
- NIS final 0: 30 de abril.
Para receber os pagamentos, os beneficiários podem acessar o aplicativo Caixa Tem, pois ele permite a movimentação bancária de benefícios sociais, como o Auxílio Gás.
Assim, é possível fazer PIX, pagar contas, realizar transferências bancárias e acessar vários outros serviços disponíveis.
Além disso, também é possível fazer o saque do benefício em um dos canais disponibilizados pela Caixa:
- Caixas eletrônicos;
- Lotéricas;
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Terminais de autoatendimento.