Não consigo desenvolver meu TCC! O que posso fazer com relação a isso? Por onde começar?
Essas dúvidas e questionamentos fazem parte da sua vida? Então respire fundo e vem com a gente pensar em estratégias que podem ser úteis para você.
Afinal, sabemos o quanto a angústia pode ser grande diante do trabalho de conclusão do curso. Não é pra menos! Uma graduação inteira está começando a entrar para a parte prática por meio desse trabalho.
Por isso, não se sinta mal por não conseguir desenvolver o TCC. Isso é até normal – acredite. 😉 Sendo assim, sugerimos que, ao invés de se “maltratar”, busque estratégias para lidar com isso da melhor forma. Acompanhe!
Como mencionamos acima, é muito comum que um estudante diga “não consigo desenvolver meu TCC”. Afinal, é um trabalho grande, robusto e repleto de responsabilidades.
Porém, o que não podemos fazer é simplesmente deixar a situação de lado e acreditar que nunca irá conseguir desenvolver. Não mesmo!
Precisamos, na realidade, buscar formas de amenizar essa sensação e buscar forças para pôr em prática o processo de construção de trabalho.
Para isso, algumas considerações podem ser colocadas em prática. Veja-as:
O ponto de partida sempre será o prazo de entrega. Quando você deve entregar o seu TCC? Daqui duas semanas, meses? Pense sobre isso.
Anote a data limite em um quadro visível para que você não deixe o tempo passar e a procrastinação dominar você.
Depois que você souber exatamente o seu prazo, estipule uma etapa para ser concluída todos os dias. Isto é, quebre o seu TCC em partes.
Em um dia você levanta os dados teóricos e metodológicos. Em outro começa a ler cada fonte e referência. Em outro passa a anotar pontos para começar a redigir o seu material. E assim por diante.
Busque fontes de inspiração que estejam alinhadas ao tema do seu TCC. Assim, quando vier à sua mente a frase “não consigo desenvolver meu TCC”, procure essas fontes para dar aquele restart na sua criatividade de escrita.
Leia conteúdos inspiradores sobre o tema, ouça profissionais da área falando sobre um assunto relevante para o seu TCC, e assim por diante. Ao invés de dizer para a sua mente que você “não sabe o que fazer”, busque coisas que minem seus pensamentos com conhecimento.
Conversar com o seu professor supervisor também é um bom caminho. Às vezes, ele pode lhe ajudar a ter mais insights e informações importantes para implementar o seu trabalho de conclusão de curso.
Por fim, antes de dizer “não consigo desenvolver meu TCC”, busque ler outros trabalhos de colegas da sua graduação. Leia materiais de pessoas formadas, inspire-se e veja como todo o conteúdo foi desenvolvido.
Um TCC não é um monstro. Nem um bicho de sete cabeças. Mas sim, algo que faz parte da construção acadêmica e tem muito a nos ensinar. Pensar por essa perspectiva também pode ajudar. 😉