O governo federal abriu nesta segunda-feira (27) o prazo para que famílias se cadastrem no sistema do Auxílio Reconstrução. Trata-se de um benefício de caráter social, que prevê pagamentos de R$ 5,1 mil para centenas de milhares de brasileiros já nos próximos dias.
O objetivo dos pagamentos é atender as pessoas que residem no Rio Grande do Sul, e que foram atingidas pelas fortes chuvas que foram registradas no estado no decorrer das últimas semanas. Segundo a Defesa Civil local, milhares de gaúchos ainda estão desalojados ou desabrigados.
Problemas na inscrição
O fato, no entanto, é que muitas famílias que se encaixam nas regras do programa ainda não conseguiram confirmar as suas contas. De acordo com relatos nas redes sociais, ao tentar efetivar o cadastro, elas recebem uma mensagem que afirma que elas não estariam habilitadas ao recebimento.
Por que isso está acontecendo? Segundo informações do governo federal, o problema em questão ocorre apenas com os cidadãos da cidade de Porto Alegre, e estaria sendo motivado porque a prefeitura cidade ainda não enviou os dados das pessoas que precisam receber o benefício.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo federal, as prefeituras de cada município podem enviar, desde a última semana, os dados dos usuários que serão atendidos. Só depois é que o poder executivo pode abrir o prazo para que a família confirme o seu cadastro.
Na capital gaúcha, estima-se que mais de 150 mil pessoas possam ter direito ao novo auxílio de R$ 5,1 mil. Até aqui, cerca de 44 mil famílias de outras cidades já tiveram os seus dados confirmados.
O que diz a prefeitura
A prefeitura da cidade de Porto Alegre confirmou por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, que os dados das famílias ainda não foram enviados ao governo federal. A pasta afirma que está trabalhando para fechar a lista e enviar ao poder executivo ainda nesta terça-feira (28).
“Trabalhamos nisso durante todo o final de semana. Não podemos mandar qualquer informação, temos de mandar uma informação normatizada. Se o dado não está bem tratado, o pagamento acaba não se efetivando, e trabalhamos para que seja o mais eficiente possível”, disse o secretário Jorge Brasil.
A prefeitura de Porto Alegre disse ainda que esta lista deverá contar com cerca de 20 mil nomes ao menos neste momento inicial. Em Canoas, cidade menos populosa, o total de famílias candidatas ao benefício passou de 68 mil, e cerca de 42 mil já foram aprovadas pelo governo federal.
Quem pode receber novo auxílio
De acordo com informações do governo federal, podem receber o benefício os seguintes grupos:
- famílias do Rio Grande do Sul que estejam desabrigadas ou desalojadas;
- residentes em áreas efetivamente inundadas, parcial ou totalmente, ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos em decorrência dos eventos climáticos no estado.
Para além disso, o cidadão também precisa ter endereço indicado em uma das mais de 300 cidades que estão em situação de calamidade pública ou de emergência oficialmente reconhecida pelo governo federal.
Se você reside no Rio Grande do Sul, e está precisando deste dinheiro, saiba que as inscrições para o programa foram abertas nesta segunda-feira (27). A verificação pode ser feita no site gov.br.
- Os municípios enviam para o governo federal os dados das famílias desalojadas, informando seus membros e o endereço completo;
- A pessoa identificada como responsável pela família confirma as informações no gov.br (processo que se inicia hoje);
- Após a confirmação, os dados são enviadas para a Caixa Econômica Federal, que vai efetuar o pagamento.
Nenhum cidadão vai precisar abrir uma conta na Caixa para receber o saldo. De acordo com o governo, o banco vai identificar quem são as pessoas que já têm uma conta ativa. Para estes casos, o saldo será liberado imediatamente nesta conta de forma automática.