Saber o que não comer antes de dormir é indispensável para ter uma boa digestão à noite, que não atrapalhe o sono e permita um descanso de mais qualidade. Afinal, quem nunca se sentiu mal depois de comer demais, a ponto de ter prejuízos no sono? Pois é!
Pensando nessas situações, fizemos este guia com dicas interessantes para você refletir sobre o assunto. Acompanhe para saber mais.
O que NÃO comer antes de dormir?
Existem alguns alimentos que devemos evitar antes de dormir. Isso se deve ao fato de que eles podem deixar a digestão mais lenta, prejudicando o sono e causando, em algumas situações, mal-estares.
Veja quais são essas situações e comece a investir em uma alimentação ainda mais saudável:
1. Alimentos muito gordurosos e “pesados”
Os alimentos muito gordurosos e pesados, como é o caso dos hambúrgueres e das pizzas, podem atrapalhar a nossa digestão, fazendo com que sintamos um “peso” na barriga que dificulta o relaxamento para dormir. Além disso, esses alimentos podem causar má digestão, como azia, gases, dor de barriga, etc. Por isso, é interessante evitá-los à noite para poder dormir melhor.
2. Alimentos com muito açúcar
Os alimentos com muito açúcar também devem ser evitados à noite. Isso porque o açúcar nada mais é do que uma fonte extra de energia por corpo. Logo, consumi-los pode fazer com que a nossa mente fique mais atenta, ao invés de relaxar para descansar. Por conta desses fatores, o ideal é que os alimentos e bebidas açucarados sejam evitados algumas horas antes de ir para a cama.
3. Grande quantidade de alimentos
Além do tipo de alimento que é consumido fazer toda a diferença, a quantidade também pode ocasionar efeitos colaterais em nossa digestão. Por conta disso, é importante não comer muito antes de dormir, pois isso também pode causar má digestão e aquela sensação de peso na barriga. Consequentemente, pode haver uma redução na qualidade do sono, devido ao mal-estar que é sentido.
4. Frituras
As frituras também fazem parte da lista do que não comer antes de dormir. Elas podem causar aquela sensação de estufamento, além de serem responsáveis por problemas digestivos como azia, gases, etc.
Isso tudo sem contar o fato de que os alimentos fritos fazem mal à saúde de uma forma geral, não é mesmo? Isso porque eles prejudicam a saúde cardiovascular e podem causar acúmulo de gordura abdominal. Por isso, evitá-los é importante em qualquer hora do dia.
Cuidado com o horário da janta
O horário da janta também pode impactar na qualidade do seu sono. Por isso, fique atento ao horário que você tem consumido alimentos à noite e observe a qualidade do seu descanso.
Será que você não tem dormido mal por, simplesmente, jantar muito perto da hora de dormir? Será que há a possibilidade de mudar um pouquinho esse horário, para que o seu corpo possa digerir o alimento, pelo menos um pouco, e depois você ir dormir? Pense sobre isso e considere conversar com um nutricionista para alinhar esse tipo de questão na sua rotina.
Boa sorte!