Sabemos que uma poupança é fundamental para que você viabilize uma reserva de emergência e alcance seus objetivos pessoais em curto, médio e longo prazo.
No entanto, uma poupança requer um planejamento financeiro abrangente, considerando muitos fatores. Visto que é muito importante que você tenha clareza sobre a sua situação financeira atual.
Por isso, uma poupança é uma oportunidade de lidar com fatores não controláveis de forma planejada. Bem como, também é uma oportunidade de lidar com suas metas pessoais de forma realista e direcionada.
Primeiramente, conceitue a poupança como um hábito. Pois, ao entender a poupança como um hábito, você deve focar em direcionar para essa finalidade os valores economizados, bem como, os valores referentes a possíveis compras das quais você desistiu, ainda que você veja tais valores como irrisórios, tenha foco no seu hábito.
Sendo assim, você pode direcionar os valores que seriam referentes a essas economias para a sua poupança. Dessa forma, você irá criar uma reserva de emergência de uma maneira natural.
Além disso, na atualidade, você pode fazer o uso de ferramentas de finanças, já que há vários aplicativos disponíveis no mercado, bem como é possível que você utilize ferramentas próprias para planejamentos, por exemplo, o Trello. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar e analisar quais são as possíveis mudanças a serem feitas, principalmente no início do seu planejamento.
Além disso, analise opções viáveis para que possa economizar. Dentre as opções possíveis para economizar, é possível realizar algumas trocas na sua rotina.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão sem anuidade, visto que essa é uma forma de obter economia sem abdicar do produto bancário.
Sendo assim, seguindo esse mesmo raciocínio, é possível trocar a conta bancária tarifada por uma conta digital, visto que as fintechs são isentas de tarifas de serviços para correntistas, dentre outras trocas viáveis na sua rotina.
O mais importante é que você reforce hábitos saudáveis financeiramente, evitando compras por impulso e poupando dentro da sua rotina, ainda que seja um processo não linear.
Caso você esteja inadimplente, é importante verificar as renegociações de suas dívidas. No entanto, ressaltamos que é importante que você coloque essas parcelas dentro de planejamento financeiro pessoal. Visto que é arriscado criar um ciclo de novo endividamento, ao tentar pagar as suas dívidas e esse processo pode ser bastante desgastante para o seu financeiro. Por isso, planeje os acordos de forma faseada.
Dessa forma, para viabilizar uma poupança de maneira natural é necessário considerar vários fatores. Porém, é possível que direcione suas metas pessoais, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.