Em outubro de 2022, o superrico Elon Musk cumpriu uma promessa feita tempos antes: comprar o Twitter. Ele pagou US$ 44 bilhões pela rede social e já começou a implementar diversas mudanças, o que não vem agradando boa parte dos 436 milhões de usuários. Entre algumas das novidades, estão o perfil verificado pago e o aumento de 280 caracteres para 4 mil na hora de escrever um post, o que faz os usuários insatisfeitos argumentarem que a rede está “perdendo sua essência”.
LEIA MAIS: Tecnologia: futuro do Twitter preocupa usuários (saiba mais)
A questão é que algumas dessas mudanças também estão trazendo problemas para Musk. O selo de verificação, por exemplo, passou a ser um recurso pago e isso permitiu que perfis fake ganhassem o selo. Um fake do próprio Elon Musk surgiu, por exemplo, fazendo com que a rede social passasse a banir esse tipo de perfil.
Outro problema são as demissões que a plataforma vem fazendo desde que Musk assumiu a direção do Twitter. Cerca de metade do contingente de empregados foram demitidos, quase 3,7 mil pessoas. A iniciativa, que busca reduzir os custos da plataforma, tem gerado críticas de usuários, principalmente porque não tem permitido o direito de expressão de funcionários na própria rede social.
O desenvolvedor Eric Frohnhoefer, por exemplo, descobriu que havia sido demitido quando Musk tuitou uma resposta para ele: “Está demitido”. O post do dono do Twitter foi motivado por uma crítica feita pelo desenvolvedor e foi excluído pouco tempo depois.
Para quem quer trocar o Twitter
Porém, existem outras plataformas parecidas com o Twitter. Pensando nisso, separamos uma lista com cinco aplicativos que podem ser alternativas à rede social de Musk.
1 – Reddit (Android e iOS)
O Reddit é uma plataforma baseada em fóruns em que os usuários podem engajar diferentes discussões sobre qualquer assunto. Ao usar o app pela primeira vez, é possível escolher alguns temas de interesse e participar de comunidades. As publicações devem ser feitas diretamente nesses fóruns. Assim, os usuários podem distribuir votos positivos e negativos para o conteúdo. Caso o impacto seja majoritariamente positivo, o Reddit faz a distribuição para outras pessoas, aumentando o alcance da publicação.
É possível também seguir usuários e iniciar conversas em bate-papos privados, mas o foco principal do serviço está nas interações das publicações nos fóruns. O Reddit vai ao encontro do sistema Android e iOS, mas só está disponível em inglês, o que pode ser um problema para quem não é fluente no idioma.
2 – Tumblr (Android e iOS)
Com 135 milhões de usuários, o Tumblr é uma opção para quem não quer redes sociais gigantes, como Facebook, Instagram ou TikTok. No app, é possível postar textos, fotos, vídeos e áudios no perfil, também chamado pela plataforma de blog.
O aplicativo do Tumblr é bem parecido com o Twitter: é possível navegar em um feed e acompanhar os assuntos em alta entre os usuários. A rede social também permite seguir perfis e assuntos, além de enviar mensagens privadas para outras pessoas.
3 – Koo App (Android e iOS)
O Koo App é um aplicativo lançado em 2020, na Índia, que pode ser utilizado no mundo todo. A ferramenta ganhou destaque após os rumores do fim do Twitter. O aplicativo indiano conseguiu conquistar muitos usuários devido à facilidade de uso e ao design muito semelhante à rede social recém comprada pelo Musk.
4 – Plurk (Android e iOS)
Ainda pouco conhecido, o Plurk funciona com mensagens curtas, assim como o Twitter. A rede social permite que os usuários publiquem até 360 caracteres em cada postagem. Porém, há um diferencial focado em facilitar a expressão. Os verbos utilizados nas postagens aparecem com cores diferentes, como as palavras “amar” e “odiar”. Além disso, ao utilizar o verbo “sussurrar”, o nome do autor da mensagem desaparece para proteger sua identidade.
5 – App Universo (Android e iOS)
O aplicativo é a primeira rede social para amantes de leitura e foi lançado recentemente no Brasil para Android e iOS. O app Universo foi desenvolvido para conectar toda a cadeia do mercado literário e trazer títulos com insights dos escritores. Ainda permite a publicação de textos e compartilhamentos durante todo o processo de criação por qualquer usuário.
O App Universo conta com um novo recurso que se chama VERSO, esse sistema é um “microblog”, que serve para você escrever seu texto com apenas 160 caracteres. Além dos textos longos, o Universo também é a rede social onde você pode “tuitar” seus textos curtos, exibindo-os no feed.