A Receita Federal disponibilizará os canais de consulta do 2º lote da restituição a partir de 21 de junho. Anteriormente, o órgão liberou o acesso da 1ª etapa deste, que foi o maior da história. Foram cerca de 5 milhões de contribuintes, entre prioridades e repasses convencionais.
A restituição do IR traz consigo a ansiedade para os brasileiros, uma vez que é quando se tem a oportunidade de receber de volta o valor a mais pago em tributos. Mas, quem tem direito não precisará aguardar por muito tempo mais.
Como foi o primeiro lote da restituição do IR?
A Receita Federal divulgou algumas informações acerca do lote anterior assim que finalizou seu pagamento. Como citado, foram aproximadamente 5 milhões de contribuintes que receberam o dinheiro de volta no dia 31 de maio.
Neste primeiro lote houve a inclusão de 5.562.065 cidadãos, prioritários e não prioritários, o que totalizou o crédito de aproximadamente R$ 9,5 bilhões. Do valor, R$ 8.857.175.779,78 foram destinados para grupos prioritários, segundo a especificação abaixo:
- 877 idosos acima de 80 anos;
- 933 indivíduos entre 60 e 79 anos;
- 902 indivíduos que possuem deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 772 indivíduos com magistério como fonte majoritária de renda;
- 747 indivíduos que receberam prioridade pela declaração pré-preenchida ou pela opção de recebimento via PIX.
A Receita Federal considerou os contribuintes do Rio Grande do Sul como inseridos no grupo prioritário. Assim, a ordem de depósitos sofreu alterações, o que ainda é possível de acontecer nos próximos depósitos.
Ademais, confira notícias sobre economia em nosso site!
Como consultar a situação da Declaração de Imposto de Renda
Se o contribuinte ficou fora do repasse no primeiro lote, este pode ter sido considerado para a próxima “etapa”. Mas, também é possível ter caído na tenebrosa malha fina. Ou seja, a Receita Federal pode ter detectado irregularidades na declaração.
Assim, para tirar quaisquer dúvidas sobre as possíveis possibilidades citadas acima, os contribuintes podem conferir a situação da Declaração do Imposto de Renda seguindo o passo a passo:
- Acesse a plataforma do Meu Imposto de Renda ou use o app da Receita Federal;
- Faça o login usando as credenciais do gov.br;
- Clique em “Pendências de malha”, para conferir qual é o status em que se encontra a declaração, ou seja, se caiu ou não na malha fina, bem como o motivo.
Depois de consultar, se a declaração estiver na malha fina, basta corrigir o que se fizer necessário através da declaração retificadora. Lembrando que as declarações que foram para a malha fina não implicarão diretamente em multas aplicadas. Contudo, se as correções não forem enviadas dentro do prazo específico, os contribuintes, aí sim, serão multados.
Lotes da restituição do IR 2024 e cronograma de pagamento
Lote Pagamento
1º 31 de maio
2º 28 de junho
3º 31 de julho
4º 30 de agosto
5º 30 de setembro
1º Lote Residual 31 de outubro
2º Lote Residual 29 de novembro
3º Lote Residual 31 de dezembro
4º Lote Residual 31 de janeiro de 2025
5º Lote Residual 28 de fevereiro de 2025
A restituição do Imposto de Renda não caiu. O que pode ter acontecido?
Segundo as informações divulgadas pela Receita Federal, os repasses são feitos para as chaves PIX ou para as contas indicadas pelos contribuintes na declaração. Se o repasse não for efetivado dentro do prazo previsto, o valor permanecerá disponível para resgate por um ano no Banco do Brasil.
Se isso acontecer, os contribuintes precisam solicitar o resgate dentro do site oficial da instituição ou mesmo na Central de Relacionamento pelos números:
- 4004-0001 (para as capitais metropolitanas);
- 0800-729-0001 (para as demais localidades);
- 0800-729-0088 (número exclusivo para os deficientes auditivos).
Após um ano, caso o dinheiro não tenha sido reclamado no Banco do Brasil, os contribuintes só poderão solicitar no Portal e-CAC, no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda. Assim, é só entrar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.