Movimento Black Lives Matter: entenda a sua importância
O Movimento Black Lives Matter, criado no ano de 2013, assumiu um grande protagonismo em 2020, após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos.
Dessa maneira, é muito provável que o assunto seja cobrado em questões de Atualidades, tanto na prova do ENEM, como nos vestibulares e nos concursos.
Assim, é fundamental que você entenda o que é esse movimento e qual a sua importância no cenário atual.
Movimento Black Lives Matter: Introdução
O movimento Black Lives Matter assumiu um papel extremamente importante em todo o mundo no ano de 2020, liderando os protestos causados pela morte de de George Floyd, homem negro e estadunidense que morreu no mesmo ano. Floyd acabou falecendo após ser asfixiado por um policial, também americano.
Movimento Black Lives Matter: Origem
Muitas pessoas acreditam que o movimento surgiu devido à morte de Floyd, ou seja, no ano de 2020. Porém, isso não é verdade: o movimento Black Lives Matter surgiu em 2013, por iniciativa de três mulheres negras.
As três ativistas, Alicia Garza, Patrisse Cullors e Opal Tometi, iniciaram uma onda de protestos contra a violência policial.
Posteriormente, o movimento se firmaria como uma organização de cunho político e antirracista que luta contra a desigualdade racial.
Outra característica muito importante do movimento é que ele, desde a sua criação, realiza uma crítica ao tradicional movimento negro estadunidense, já que esse é liderado por homens heterossexuais e acaba segregando as mulheres negras, os homossexuais e os transexuais.
Movimento Black Lives Matter: No Brasil
No Brasil, o movimento BLM fez com que diversos manifestantes fossem às ruas e protestassem contra o racismo e contra o acontecido com Floyd.
Ainda, o movimento também influenciou os protestos que reivindicavam justiça pela morte de João Pedro, menino de 14 anos, que foi baleado e morto por um policial, também em 2020.
Movimento Black Lives Matter: Redes Sociais
É importante destacar que as redes sociais tiveram um papel extremamente importante na disseminação do movimento Black Lives Matter, bem como dos protestos que foram organizados pelos membros e apoiadores do BLM.
No vestibular, uma questão de atualidades pode pedir para que o estudante compare o papel das redes sociais para a eclosão da Primavera Árabe e para a expansão do BLM em todo o mundo.