Existem alguns motivos para você ter um pet que podem ser considerados, na prática, vantagens de ter um animalzinho de estimação para chamar de seu. Porém, para que essas “vantagens” sejam verdadeiras, é necessário agir com responsabilidade!
Isto é, não basta querer ter um pet para usufruir dos benefícios… é preciso ter responsabilidade para entender que ele precisa de cuidados, proteção, carinho, atenção, amor, etc. Se você tiver apenas para ter, as chances de criar uma relação nada interessante com ele são bem grandes.
Por isso, neste texto nós elencamos os motivos para você ter um pet, desde que você tome essa decisão de tê-lo com responsabilidade, combinado? 😉 Vamos lá!
5 motivos para você ter um pet (com responsabilidade)
Os motivos para você ter um pet podem ser bem subjetivos, na realidade. Por exemplo, se você mora sozinho, pode sentir que a companhia de um pet pode tornar a sua casa mais viva e feliz. Já se você tem uma família grande, pode considerar que o pet pode “completar” o lar, digamos assim.
Cada pessoa encara esse relacionamento com o animal de estimação de uma forma muito única, mas podemos pensar em algumas possibilidades e vantagens de criar esse laço. Veja só:
1. Companheirismo e amizade
O companheirismo e a amizade que podem ser construídas com o pet é algo incrível. Você pode fortalecer esse laço dia a dia, interagindo com o seu amigo animal e vivendo momentos que, sem dúvidas, podem se tornar inesquecíveis.
A amizade que podemos construir com um pet é diferente da construída com humanos, pois não há “falsidade”, digamos assim.
2. Redução do estresse
Um pet pode ser uma companhia no fim do dia que nos ajude a distrair a mente de todos os problemas e demandas que tivemos que resolver ao longo do nosso expediente de trabalho, por exemplo. Essa conexão com o pet pode nos ajudar a reduzir o estresse no dia a dia, promovendo momentos agradáveis e que tragam boas sensações.
3. Pode incentivar uma vida mais ativa
Um dos motivos para você ter um pet é que ele também contribui para que tenhamos uma vida mais ativa. Isso porque, passear com um cachorro, brincar com um gato ou cuidar de um animal de estimação exótico pode envolver atividades físicas regulares, o que pode levar a uma melhoria da saúde física, incluindo aumento da atividade cardiovascular, fortalecimento muscular e maior mobilidade, por exemplo.
4. Desenvolvimento da compreensão e da empatia
Ter que cuidar de um outro ser vivo, sem impor as suas vontades, pode ajudá-lo a desenvolver a sua empatia e compreensão do outro. E isso, mais tarde, pode até ser utilizado no relacionamento com outras pessoas!
5. Ajuda a melhorar o humor
Por fim, ter um amigo pet é algo que pode melhorar o nosso humor e aumentar a nossa felicidade no cotidiano. Afinal, eles são super queridos e podem proporcionar momentos de diversão, carinho e suporte, concorda? Pense nessa possibilidade e lembre-se: se for adotar um pet, aja com responsabilidade!
Antes de ter um animal de estimação, é essencial considerar cuidadosamente suas necessidades, recursos e estilo de vida para garantir que seja uma escolha adequada e responsável para você e para o animal, combinado?