Neste conteúdo, apresentamos 5 motivos para incluir linhaça na alimentação e começar a usufruir dos benefícios que essa poderosa semente é capaz de proporcionar para o nosso organismo. Acompanhe a lista e veja como um alimento tão pequeno contribui para efeitos tão grandes em nosso corpo. Vamos lá!
5 motivos para incluir linhaça na alimentação
Obviamente, a linhaça, por si só, não é capaz de fazer milagres. No entanto, quando ela é aliada a outros alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e proteínas boas, os efeitos positivos no corpo podem ser ainda maiores.
Por isso, além de incluir essa semente na sua dieta, lembre-se de que outros cuidados com a alimentação devem ser colocados em prática, ok? Inclusive, é válido sempre conversar com o seu nutricionista para montar um cardápio alinhado às necessidades do seu organismo.
Vejamos agora 5 motivos para incluir linhaça na alimentação:
1. Reduz o colesterol ruim e protege o coração
A linhaça possui ácidos graxos que são responsáveis por auxiliar na redução do colesterol ruim que obstrui as artérias e veias do nosso corpo. Por conta disso, é capaz de proteger a nossa saúde cardiovascular e prevenir uma série de doenças e problemas que podem ser causados pelo excesso de gordura no sangue.
2. Melhora o funcionamento do intestino
Por ser rica em fibras, um dos motivos para incluir linhaça na alimentação é justamente o de melhorar o funcionamento do intestino. Sabe aquelas situações em que a constipação aparece? Pois bem… a linhaça pode auxiliar nesses casos, melhorando o trânsito intestinal e reduzindo a sensação de inchaço.
3. Fornece energia e disposição para os treinos
A linhaça também é capaz de acelerar o nível do metabolismo do nosso organismo, sendo que este está intimamente relacionado com a nossa disposição e energia para praticar atividades físicas. Isso quer dizer que incluir a linhaça na alimentação é uma das formas de ter mais energia e disposição para praticar atividades físicas.
Consequentemente, ela contribui para o emagrecimento, já que promove energia e, ao mesmo tempo, como mencionamos acima, faz com que o nosso intestino funcione melhor, reduzindo inchaços.
4. Reforça o nosso sistema imunológico
Por ser rica em agentes antioxidantes, um dos motivos para incluir linhaça na alimentação é que ela é capaz de eliminar maior quantidade de toxinas que possam estar presentes em nosso organismo. Ao combater os radicais livres, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mantendo-o mais “potente”, digamos assim.
5. Ajuda a equilibrar os hormônios
O alto teor de lignanas é responsável por auxiliar no maior equilíbrio hormonal no corpo da mulher. Por ser ter ações parecidas com as do estrogênio, as lignanas podem reduzir aqueles sintomas desagradáveis que o período pré-menstrual pode acabar provocando. Afinal, é nesse período que os níveis de estrogênio diminuem, causando os sintomas desagradáveis.
Viu só como a linhaça pode ser uma excelente aliada da saúde e do bem-estar? Apenas lembre-se de conversar com o seu nutricionista na hora de montar um cardápio saudável e de acordo com as suas singularidades, combinado? Assim, os resultados serão ainda mais satisfatórios.