Existem diversos motivos para começar a ler mais a partir de hoje, sendo que estas razões vão além da aquisição de conhecimento ou “decoreba” para uma prova da escola ou faculdade, por exemplo.
A leitura, apesar de ser muitas vezes negligenciada, é um importante exercício mental, capaz de impactar em nossa saúde de hoje e de daqui 30, 40 ou 50 anos.
Por isso, criar o hábito de ler é extremamente importante e necessário, para assim ter um cérebro mais saudável, equilibrado e, consequentemente, uma vida mais qualificada.
Conheça 5 motivos para começar a ler mais a partir de hoje:
Enquanto estamos lendo um livro, temos que focar em todo o enredo, atentando-se para cada pista, característica de personagem, entre outros fatores.
Logo, exercitamos a nossa memória para que possamos estar a par de tudo que vem sendo dito ao longo do texto.
Quanto mais a gente lê, mais aprendemos a escrever. Isto é, observamos a forma como as frases são redigidas, nos atentamos para novas palavras e consequentemente expandimos o nosso vocabulário.
Tudo isso impacta na forma como iremos nos expressar escrevendo um texto e, até mesmo, falando com algum amigo, por exemplo.
Ao longo de nossas rotinas, muitas vezes podemos nos deparar com problemas dos mais diversos tipos e intensidades. Estes problemas, no entanto, podem provocar um aumento no estresse e até mesmo na ansiedade que sentimos.
A partir disso, um dos motivos para começar a ler mais é justamente porque, ao “mergulhar” em uma história, você se desconecta do que pode estar acontecendo em sua volta, tendo assim, um momento de relaxamento.
Quanto mais lemos, mais formas de enxergar nós conhecemos. Com isso, nossa capacidade crítica e analítica é capaz de melhorar, fazendo com que tenhamos uma maior capacidade de interpretação e entendimento do que acontece em nossa volta.
Desse modo, até mesmo a sua forma de formular uma opinião sobre algo será melhorada, melhorando a sua comunicação como um todo.
Por fim, um dos maiores motivos para começar a ler mais: a leitura é capaz de previnir doenças neurodegenerativas como Alzheimer. Isso porque a leitura é capaz de estimular novas conexões neuronais, mantendo o seu cérebro sempre ativo e aprendendo algo novo.
Afinal, quando simplesmente paramos de absorver novas informações, nosso cérebro pode começar a se degenerar, a partir do momento em que esse tipo de hábito causa a morte de neurônios.
Lembre-se sempre de que ler também é um exercício, tanto para a mente, quanto para o próprio cérebro físico.
Quanto mais lemos, mais possibilidades de ideias, insights e descobertas nós temos. Nosso conhecimento expande, nossa empatia aflora e nossas sinapses são trabalhadas, melhorando a memória, a concentração e o raciocínio.
Por isso, procure ler, diariamente, conteúdos que sejam de valor e que verdadeiramente agreguem em sua vida.