Saber o que mais motiva os funcionários é um bom ponto de partida quando se pensa em criar uma atmosfera mais positiva no espaço de trabalho. Porém, não se esqueça que cada grupo de pessoas é diferente e pode apresentar estilos de vida, objetivos e motivações distintas. Por isso, sempre coloque o seu grupo como uma prioridade, e não como uma máquina que receberá estratégias engessadas e nada alinhadas à realidade de cada um ali presente.
Dessa forma será possível motivar a equipe com base no que realmente faz sentido para ela, e isso pode fazer toda a diferença. Reflita sobre isso e vamos juntos pensar em caminhos promissores!
O que mais motiva os funcionários?
Existem muitas coisas que podem entrar na lista do que motiva os funcionários. Por conta disso que sempre batemos na tecla de que é preciso pensar no que realmente faz sentido para o grupo que você lidera. Isto é, não dá para fazer uma lista de dinâmicas de motivação e acreditar que isso “salvará” a motivação do seu time. Na realidade, o ideal é que você conheça cada integrante do time e, a partir disso, ofereça o suporte que realmente faça sentido.
Dito isso, considere as ideias abaixo como pontos de reflexão, e não como regras imutáveis e infalíveis, combinado? Então vamos adiante!
1. Desafios saudáveis
Investir em possibilidades de implementar desafios saudáveis é o que motiva os funcionários em muitas situações. Quando pensamos em desafios, estamos falando de objetivos intensos, que fazem com que os colaboradores saiam da zona de conforto. Ao mesmo tempo, quando falamos em “saudáveis”, estamos falando de desafios que não causam a sobrecarga no trabalho, por exemplo, pois esse tipo de cenário poderia ser um verdadeiro “tiro no pé”.
2. Salário compatível
Um salário digno e compatível, sem dúvidas, é uma das coisas que mais motiva os funcionários. Afinal, quem é que gosta de trabalhar por um salário inadequado? Pois é! Portanto, analise sempre a possibilidade de oferecer um salário que realmente seja condizente com as habilidades e atribuições da pessoa.
3. Possibilidade de capacitação e crescimento
A possibilidade de capacitação e crescimento também motiva os funcionários. Se eles têm a oportunidade de se desenvolver dentro da corporação, subindo na escada da carreira e crescendo de forma satisfatória, isso pode ser visto como um combustível para ir adiante todos os dias.
4. Ambiente de trabalho adequado
Um ambiente de trabalho bem preparado, equipado e confortável também faz toda a diferença. Por isso, observe a ergonomia, os materiais oferecidos, o espaço de forma física, entre outras considerações que podem fazer a diferença na motivação das pessoas.
5. Boas relações no trabalho
As boas relações no trabalho também impactam na motivação. Quando a equipe possui muitas intrigas e conflitos não solucionados, o time pode acabar sofrendo com uma baixa motivação.
Por conta disso, mantenha um olhar sempre atento, intervindo nos conflitos que precisam de intervenção e clarificando determinadas situações. Incentive a construção de laços, trabalhe as dinâmicas de grupo e ajude a construir uma atmosfera que motiva os funcionários.