As questões de gramática estão sempre presentes em Concursos Públicos, pois conhecimentos da língua portuguesa são sempre exigidos dos candidatos, e entre elas, figuram questões de análise morfológica. Por esse motivo apresentamos questão comentada sobre morfologia do português em concurso. Confira!
O estudo da morfologia para concursos deve ser centrado especialmente nas classes de palavras que, ao todo, são dez: verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, advérbios, preposições, conjunções, artigos, interjeições, numerais.
Desse modo, ter conhecimento sobre as características de cada classe é fundamental para obter um bom resultado em questões de gramática.
Além de conseguir identificá-las, se faz necessário saber se são variáveis ou invariáveis, se as classes são abertas ou não e se apresentam marcas como gênero, número, pessoa gramatical, tempo, modo e aspecto.
A questão abaixo, por exemplo, ilustra bem a cobrança das classes gramaticais e seus usos. Entenda na discussão apresentada.
Questão IBGP – 2018
Texto associado:
O ser humano foi agraciado pela seleção natural com(1) um troço notável – um cérebro imenso e autoconsciente – e desde(2) então tudo que ele faz tende a ser pensado para dar certo, em vez de dar certo por acaso. Alguns fenômenos culturais, porém(3), continuam sujeitos à evolução darwinista, simplesmente porque(4) são abordados por nós de maneira inconsciente, intuitiva.
Considerando o contexto de uso, assinale a classificação INCORRETA:
(1) Preposição indicativa de comparação.
D – (4) Conjunção indicativa de explicação.
Análise da questão
Conforme exigência do enunciado, para responder essa questão é necessário realizar a análise gramatical de cada um dos termos em destaque nas orações. Desse modo, após a leitura do texto, o participante deve identificar a que classe morfológica pertence cada palavra e o sentido que expressa no texto.
Recomendamos, nesse caso, que a análise seja feita considerando o significado das frases, além de considerar a classificação formal das palavras com, desde, porém e porque.
As palavras com e desde são preposições, enquanto porém e porque desempenham papel de conjunção, então a incorreção exigida no enunciado é quanto ao significado. Desse modo, fica mais simples de identificar que a alternativa incorreta é a A.
Desde indica tempo, porém expressa uma oposição e porque explica o que foi dito antes, mas a preposição com não estabelece comparação, mas sim a ideia de “instrumento”, expressando aquilo que fez com que o ser humano fosse agraciado.
Gostou deste texto? Deixe aqui sei comentário.
Confira cursos para aperfeiçoar seu português.
Veja mais questões comentadas aqui.
Concordância nominal e verbal em concurso público: Questão comentada.