O que vamos fazer de almoço hoje? Essa pergunta assusta a maioria das mulheres, sejam trabalhadoras ou donas de casa. Assim, hoje, nós vamos dar dicas incríveis de como montar um cardápio mensal e semanal para o lar. Sabemos que organizar um cardápio em casa tem facilitado muito a vida das cozinheiras de plantão. Então, confira!
Razões para montar um cardápio mensal e semanal para o lar
Montar um cardápio mensal e semanal para o lar facilita na hora de fazer as refeições, pois possibilita que as refeições sejam diversificadas. Dessa forma, não corre o risco de repetir a mesma comida a semana toda, além de ser útil para realizar as compras do supermercado.
Se houver uma empregada doméstica, é só deixar o cardápio para ela e colocar junto as receitas das refeições que ela não sabe fazer.
Entre as principais razões para ter um cardápio em casa, tem-se:
- Escolher qual carne vai tirar do freezer para descongelar;
- Excesso de um alimento em casa e falta de outro;
- Reduzir a frequência de idas ao supermercado;
- Reduzir o desperdício dos alimentos;
- Economia nas contas do supermercado.
Como montar um cardápio semanal para o lar
Se interessou em montar um cardápio semanal para a sua casa? Pois saiba que esse é um passo muito importante. Para te ajudar, separamos os principais pontos para o seu planejamento. Confira.
1. Planejar as refeições
Tire um dia para elaborar o cardápio da semana para sua casa. Então, defina os alimentos que a família costuma consumir em cada refeição: café da manhã, almoço e jantar.
Não esqueça de programar os finais de semana além de interligar as refeições com os seus compromissos. Assim, verifique a sua agenda e veja quais são os dias que você tem mais tempo para cozinhar e os dias que são mais corridos, para elaborar refeições mais rápidas ou com antecedência.
2. Liste os pratos preferidos da família
Em toda família existem pratos específicos que são do gosto pessoal dos moradores da casa. Isso faz parte da tradição de cada família. Então, liste-os separando por tipo de refeição: café da manhã, almoço e jantar.
Esta lista pode servir de base para a organização do cardápio. Dessa forma, organize por categoria de alimentos: carnes, carboidratos, legumes e saladas, por exemplo.
50% do seu cardápio semanal está pronto.
3. Organize as refeições preferidas no cardápio
No início, é interessante preencher no cardápio todas as refeições: café da manhã, almoço e jantar. Se a família tiver outra refeição que realize, como lanche da tarde ou antes de dormir, então acrescente.
Com a prática na elaboração de cardápios, você pode simplificar colocando somente os pratos principais.
Para o cardápio semanal do café da manhã, verifique o que os integrantes da família consomem ou não nesta refeição. Normalmente, no café da manhã fica mais fácil planejar: café, leite, torradas, pão, omelete, frutas, iogurte, suco, complementos para o pão (presunto, queijo, geleia, manteiga, entre outros), de acordo com o gosto dos integrantes da casa.
3.1 Confira o cardápio semanal
Para o cardápio semanal do almoço, estabeleça inicialmente a proteína a ser preparada em cada dia da semana, por exemplo:
- Segunda feira: feijão com embutidos;
- Terça feira: frango;
- Quarta feira: ovo;
- Quinta feira: carne de gado;
- Sexta feira: peixe;
- Sábado: prato vegetariano;
- Domingo: carnes assadas.
Estabelecendo a proteína, é possível agregar os acompanhamentos como carboidratos, legumes, saladas, de acordo com as preferências da família. Assim, fica definido o cardápio do almoço.
Para o jantar, siga os hábitos da família: se a alimentação da família for uma refeição, siga as mesmas recomendações do cardápio para o almoço. Entretanto, se no jantar o hábito da família for um lanche mais reforçado, escolha entre os lanches favoritos e distribua no cardápio semanal.
Obs.: Se o cardápio for mensal, você pode manter a proteína e organizar outros complementos para agradar a sua família.
Por exemplo, se na terça-feira a proteína escolhida for o frango, você pode elaborar quatro opções para fazer o frango. Dessa forma, pode ser em molho com batatinhas, assado, à milanesa ou frito. Assim, estabeleça os complementos de acordo com a forma que você faz o frango. Você terá um cardápio mensal.
4. Organize as compras para realizar o cardápio estabelecido
Observe o cardápio e constate quais os ingredientes você vai precisar para elaborar o cardápio. Assim, você pode organizar de forma efetiva as suas compras.
Mensalmente, opte por comprar produtos mais duráveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal, prevendo um pouco mais da quantidade utilizada normalmente. Afinal, podem haver imprevistos durante o mês.
Semanalmente, as compras de supermercado incluem produtos com pouca durabilidade como frutas, verduras, legumes, carnes, ovos e laticínios.
Então, economize seu tempo e elabore o cardápio semanal e mensal. Você irá agradar a família e conseguir se organizar melhor.