Embora a moeda de 10 centavos tenha um valor nominal baixo, em alguns casos, ela pode valer muito mais. No site especializado Numismática Castro, existe uma moeda de 10 centavos à venda por R$ 1,2 mil. Este exemplar específico atrai bastante atenção dos colecionadores devido a uma peculiaridade: um erro de cunhagem.
Moedas com defeitos de fabricação são altamente valorizadas no mundo da numismática, pois são consideradas mais raras do que as moedas que seguem o padrão de fábrica. Erros de cunhagem acontecem esporadicamente, tornando essas moedas escassas e, consequentemente, mais valiosas.
Especificamente nesse caso, aliás, a moeda de 10 centavos foi cunhada em um disco de 5 centavos. Isso cria uma moeda híbrida que combina características de duas denominações diferentes, tornando-a um item único e desejado pelos colecionadores.
Para que você entenda melhor: todas as moedas possuem suas próprias características (espessura, diâmetro, material de composição e design). Quando um disco é trocado, quer dizer, em outras palavras, que a unidade foi forjada em um “molde” que pertence a outra moeda.
Além do erro de cunhagem, o estado de preservação da moeda é um fator crucial que influencia seu valor. Moedas em excelente estado de conservação são mais valiosas do que aquelas que apresentam sinais de desgaste ou danos. Isso porque as moedas em melhores condições são:
Para classificar o estado de conservação das moedas, os numismatas utilizam uma escala. Essa escala vai desde “Flor de Cunho” (moeda em estado perfeito) até “Um Tanto Gasta” (moeda com muitos danos). Confira todos os graus a seguir:
As moedas que integram as categorias mais inferiores tendem a valer muito pouco ou quase nada. Isso porque, ao apresentar danos extremos, a peça deixa de ser colecionável. Dessa forma, o interesse dos colecionadores deixa também de existir.
Além de moedas com erros de cunhagem, existem também as moedas comemorativas, que são emitidas para celebrar eventos importantes ou aniversários de figuras notáveis, bem como datas emblemáticas. Como essas moedas são produzidas em menor quantidade, elas também são consideradas mais raras e, portanto, mais valiosas.
Para aqueles que possuem moedas raras e desejam vendê-las, antes de mais nada recomenda-se procurar a avaliação de um especialista em numismática. Esses profissionais podem fornecer uma análise precisa e garantir um valor justo para a moeda. Você os encontra em casas de leilão, lojas virtuais especializadas ou comunidades online dedicadas ao tema.