MITO OU VERDADE: Carregador na tomada é perigoso?
Certamente você já deve ter ouvido falar que deixar o carregador na tomada é perigoso, não é mesmo? Porém, até que ponto isso pode ser considerado verdade?
Para responder a essa pergunta, preparamos este conteúdo com algumas considerações sobre esse assunto. Acompanhe e saiba mais!
Deixar o carregador na tomada é perigoso?
Antes de qualquer coisa, é importante diferenciarmos um ponto: existe uma grande diferença entre um carregador original e um carregador pirata. Os carregadores originais, aqueles que vêm junto com o aparelho telefônico ou que são vendidos pelo próprio fabricante, passam por uma série de avaliações antes de serem oferecidos ao público.
Dessa maneira, costumam apresentar dispositivos de segurança mais significativos nesse sentido. Em contrapartida, as opções que compramos sem procedência, e que são feitas “de qualquer maneira”, não possuem esses dispositivos de segurança.
Nesses casos, os riscos atrelados ao uso constante do carregador na tomada aumentam incalculavelmente.
Afinal, se esse dispositivo não tem nenhum tipo de segurança contra curto-circuito, por exemplo, como podemos enxergá-lo como algo tranquilo? Pois é!
Nesse cenário, podemos pensar em dois pontos:
Risco de incêndio
Um dispositivo para carregar celulares, que não é original e que não possui os sistemas internos de segurança, pode ser muito perigoso sim. Afinal, se você deixar o dispositivo na tomada o tempo todo, ele poderá aquecer, sofrer com as quedas de energia ou qualquer outro tipo de efeito, aumentando o risco de incêndio.
Em contrapartida, opções originais não apresentam tanto risco. Entretanto, isso não quer dizer que seja prudente deixarmos o carregador na tomada o tempo todo. Até porque, apenas pelo fato de o risco ser mais baixo não quer dizer que devemos corrê-lo, concorda?
Pois, se pararmos para pensar, por mais que haja os dispositivos de segurança, dentro do carregador, pode-se ainda correr o risco de acontecer uma falha, especialmente em carregadores mais antigos.
Portanto, a nível de manter a consciência limpa, considere sempre tirar o carregador da tomada.
Acidentes domésticos com crianças e animais
Outro ponto que abrange os dois casos, tanto da opção original quanto pirata, quando pensamos se o carregador na tomada é perigoso, é o risco de acidentes domésticos.
Manter o carregador na tomada significa criar uma fonte de energia ao longo do cabo. Consequentemente, se uma criança mexer e desencapar o fio, por exemplo, poderá levar um choque.
Da mesma forma, um cachorro ou um gato pode roer o cabo do carregador a ponto de levar choque, o que pode ser bem grave em muitas situações.
E o consumo de energia?
Quanto ao consumo de energia, não há muito o que se preocupar. Estima-se que um carregador ligado 24 horas por dia não chega nem a gastar 1 real por ano. Ainda assim, é importante considerar os outros pontos quando pensamos se o carregador na tomada é perigoso, como vimos ao longo desse conteúdo.
E você, é do tipo que deixa o carregador ligado o tempo todo?