O Ministério da Educação (MEC) oficializou nesta quinta-feira, dia 2 de junho, a adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMMS). O exame irá avaliar estudantes do 4º e do 8º ano do ensino fundamental.
De acordo com o ministro Victor Godoy, o exame vai possibilitar que a pasta tenha uma visão ampla sobre a situação da educação brasileira.
Na cerimônia de adesão ao exame, o ministro afirmou também que o TIMMS vai possibilitar a recuperação das aprendizagens perdidas durante a pandemia da Covid-19: “serão resultados úteis para governo, escolas e professores que ajudarão na recuperação das aprendizagens perdidas durante o processo da pandemia”.
Ainda durante a cerimônia, o ministro afirmou: “Naquela máxima de não gerimos o que não medimos, temos feito importantes avanços para colocar o Brasil nas grandes avaliações internacionais”.
Outros 60 países que já aderiram ao TIMMS já aplicam a avaliação nas áreas de matemática e ciências. Nesse sentido, Godoy ressaltou que a participação do Brasil na 8ª edição do TIMMS permitirá que o país avalie sua posição em relação aos demais países que aderem ao exame.
“Participaremos desta 8ª edição ano que vem, para avaliar e compreender melhor a educação do Brasil e como nos posicionamos em relação aos demais países. Não só avaliaremos o percurso acadêmico e profissional, mas o próprio desenvolvimento sociocognitivo”, disse.
Conforme divulgado pelo MEC, o exame acontece em ciclos de quatro anos. Desse modo, a avaliação gera uma base de comparação sobre a evolução alcançada pelos estudantes ao longo da trajetória escolar.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também IFTO libera locais de prova do Vestibular 2022/2 nesta quinta (2); saiba mais.