Você provavelmente já teve dúvidas, se devia usar mim ou eu antes do verbo, não é mesmo? Pois saiba que você não é o único, pois essa é uma dúvida bastante recorrente entre os brasileiros.
Para quem prestará um concurso, seja na hora de responder às questões, ou mesmo para redigir uma redação, é muito importante conhecer algumas das principais regras da língua portuguesa.
Afinal, apesar de parecer uma coisa boba, um erro com esse pode te custar alguns pontos na hora de prestar um concurso.
Por isso, veja a seguir algumas dicas de qual termo usar antes do verbo, para não errar mais nas provas de concursos, ou em qualquer outro lugar do seu dia a dia!
Colocação pronominal, saiba mais
Como todo bom brasileiro, nós sabemos que a linguagem costuma ser mais informal e livre, enquanto estava em um diálogo, por exemplo.
Contudo, quando precisamos transferir essa linguagem para a escrita, um problema pode surgir, por conta de alguns vícios de linguagem, na norma padrão, são considerados erros graves de escrita.
E um dos erros mais comuns que podemos observar, está no uso do pronome oblíquo “mim” que, muitas vezes, é confundido, confundem no lugar do pronome pessoal do caso reto, “eu”.
Para entender quando usar um ou outro, é importante saber mais sobre a colocação nominal, que determina quando deve ser usado mim ou eu antes do verbo.
Uso correto do “eu” antes do verbo
Exemplos:
- “Minha mãe comprou novos livros para eu ler.”
- “Fiquem em silêncio para eu falar!”
Em ambos os exemplos citados acima, o pronome pessoal do caso reto. Ou seja, “eu”, foi usado antes de verbos como “brincar” ou “falar”, que estão em forma nominal infinitivo.
Dessa forma, a dica é a seguinte: sempre antes de um verbo que esteja expressando uma ação, como “correr”, “abraçar” ou “andar”, por exemplo, o sujeito deve ser o “eu”, e não o “mim”, até porque, “eu faço” está correto, enquanto “me faz”, não está.
Uso correto do “mim” antes do verbo
Exemplos:
- “Para mim, jogar bola é mais legal do que andar de bicicleta.”
- “Será que pode comprar uma água para mim?”
Como vimos, nos dois exemplos citados acima, o pronome oblíquo tônico “mim” está precedido de uma preposição, nesses casos, “para”.
É importante lembrar que o “mim” não pode nunca ser empregado antes de um verbo que indique uma ação, até porque, o “mim” não pode ser o sujeito nestas situações.
Existe uma situação, onde o pronome oblíquo tônico “mim” aparece antes de um verbo, como em “Para mim, jogar bola é mais legal do que andar de bicicleta.”
No entanto, é necessário observar que uma pausa, tem marcação pelo uso de uma vírgula, entre o verbo “jogar” e o pronome oblíquo “mim”. Permitindo o uso do pronome em situações como essa.
Como evitar esse tipo de erro em concursos?
Agora que você já sabe como e quando empregar os pronomes “eu” ou “mim” antes do verbo, ficará mais fácil evitar esse tipo de erro, especialmente durante concursos.
Contudo, a tensão e o nervosismo dessas situações tende a nos dar um “branco” fazendo com que esqueçamos as regras mais básicas da língua portuguesa.
Mas existem algumas técnicas, que você pode utilizar para não esquecer a regra e não cometer mais esse tipo de erro.
Comece treinando em casa, durante seu tempo de estudos. Esse treinamento pode envolver o desenvolvimento de frases, onde o emprego de “eu” ou “mim” tenha mais adequação.
Além disso, responder questionários a respeito dessa e de outras regrinhas da língua portuguesa, pode contribuir para uma maior fixação do conteúdo em sua mente. Evitando os temidos brancos na hora de responder à prova.
Por fim, caso note uma maior dificuldade em aprender e fixar esse tipo de matéria, sendo bastante comum para algumas pessoas. O ideal é buscar um profissional, em cursinho ou aulas particulares de português, para aprender mais rapidamente.
Viu? Aprender a usar mim ou eu antes do verbo não é tão difícil assim, não é mesmo? Então coloque já nossas dicas em prática e nunca mais sofra para responder questões de língua portuguesa e concursos!