Economia

Meu INSS: Quais os principais serviços disponíveis e como usá-los?

O “Meu INSS” é a plataforma digital da Previdência Social que permite ao segurado ter acesso aos serviços da autarquia de forma mais facilitada e sem sair de casa.

É possível acessar mais de 90 serviços do INSS, além dos disponíveis pelo Gov.br. Neste sentido, veja a seguir como se cadastrar na plataforma, quais as principais ferramentas e como utilizá-las.

Cadastro no Meu INSS

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS no seu celular (Android ou iOS).
  2. Clique em cadastrar senha;
  3. Toque em ‘Crie sua conta gov.br’ e selecione a opção ‘Número do CPF’;
  4. Informe seus dados pessoais, como número do CPF e nome completo e clique em ‘avançar’ para conceder as demais informações;
  5. Confirme seu e-mail e o número do celular;
  6. Crie sua senha e retorne ao site Meu INSS e clique em ‘Entrar’;
  7. Autorize o compartilhamento dos seus dados do gov.br para o INSS;
  8. Em seguida, confirme o histórico da sua vida de trabalho, incluindo datas e nomes de empresas em que trabalhou. Nesse momento, é bom ter a sua carteira de trabalho em mãos;
  9. Prontinho! Você já pode usar o Meu INSS.

 

Solicitar a aposentadoria

  1. Faça o login no Meu INSS;
  2. Vá em “Serviços”,
  3. Clique em “Benefício”;
  4. Selecione a opção “Agendamentos/Solicitações”;
  5. Toque em “Novo Requerimento”;
  6. Selecione a aposentadoria e a categoria desejada;
  7. Preencha ou atualize suas informações;
  8. Anexe os documentos necessários;
  9. Informe os dados exigidos;
  10. Feito isso, basta concluir o pedido.

 

Agendamento de perícia médica

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Vá em “Agende sua perícia”;
  3. Em seguida clique em “Agendar Novo”;
  4. Acompanhe seu agendamento na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

 

Revisão de benefício

  1. Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
  2. Faça o login;
  3. Clique em “Agendamentos/Solicitações” e em seguida “Novo requerimento”;
  4. Selecione o serviço desejado e “Atualizar”;
  5. Confira ou atualize seus dados e clique em “Avançar”;
  6. Preencha todos os dados solicitados para concluir seu pedido.

 

Consultar e solicitar extrato de contribuição (CNIS)

Para consultar:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Procure pela opção “Extrato Previdenciário”;
  3. Baixe o PDF referente ao documento.

Para solicitar:

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Clique em Extrato de Contribuição (CNIS);
  3. Para ter o documento, toque em Baixar PDF.

 

Solicitar pensão por morte

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Informe o CPF e senha cadastrada;
  3. Busque pela opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  4. Selecione “Novo requerimento””;
  5. Procure na barra de pesquisa o benefício desejado, no caso a pensão por morte;
  6. Confira seus dados e atualize, se necessário;
  7. Responda as perguntas que serão feitas, que incluem nome e número de documento dos dependentes;
  8. Feito isso, anexe os documentos exigidos e clique em “Avançar”.

 

Outros serviços disponíveis

  • Alterar pagamento para conta-corrente;
  • Carta de Concessão;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Consulta do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Declaração de Benefício do INSS;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
  • Emitir extrato de pagamento;
  • Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
  • Encontre uma Agência;
  • Enviar documentos digitalizados;
  • Prova de Vida Digital;
  • Recurso e revisão;
  • Resultado de Benefício por Incapacidade;
  • Salário-maternidade;
  • Simular a aposentadoria;
  • Solicitar aposentadoria e outros benefícios do Instituto.