Meu colega só procrastina no dia a dia de trabalho, o que eu posso fazer? Como posso mudar essa situação?
Se esses questionamentos fazem parte da sua rotina, saiba que você não está sozinho neste desafio! Infelizmente, muitas pessoas procrastinam com frequência, o que atrapalha não só o desempenho delas, como também de quem trabalha ao lado.
Por isso, pensar em formas de comunicar o colega sobre a importância de não procrastinar e de implementar mudanças é de suma importância para evitar problemas ainda maiores. Neste texto, apresentamos algumas considerações. Acompanhe.
Meu colega só procrastina, e agora?
Se você diz “meu colega só procrastina”, deve estar cansado de pensar em formas de acabar com esse tipo de problema, não é mesmo? Embora você não tenha responsabilidade pela vida alheia, se essa ação do seu colega está atrapalhando o seu trabalho, é importante agir. A seguir, descrevemos ações que podem ser consideradas. Veja:
1. Prazos mais claros, com descrição de prioridade
Quando você for delegar alguma coisa para o colega que só procrastina, considere avaliar se você realmente está passando um prazo e uma descrição de prioridade para ele. Será que ele realmente compreende a importância de determinada tarefa? Será que o prazo da tarefa ficou realmente claro? Pense um pouco sobre isso.
Às vezes, você até diz “meu colega só procrastina”, mas, na realidade, nem se deu conta de que, na maior parte das vezes, o problema está relacionado com uma falha de comunicação.
2. Feedback construtivo
Se porventura você percebeu que está delegando as tarefas da forma correta, mostrando prazos e a importância de cada demanda, mas ainda assim o seu colega só procrastina, é hora de ter uma conversa franca com ele.
Procure agendar um momento adequado para esse tipo de feedback. Isto é, não dê esse retorno a qualquer momento, no meio do expediente ou no corredor da empresa. Agende um dia e horário para isso, e comunique sobre o quanto o comportamento pode estar sendo prejudicial para os projetos.
Lembre-se de dar um feedback de forma empática e respeitosa, ok? Mesmo quando o feedback é negativo, devemos escolher bem as palavras que vamos usar.
3. Entendendo a procrastinação
Buscar compreender os motivos pelos quais o seu colega só procrastina também é um bom caminho. As pessoas, diariamente, vivem batalhas internas que, às vezes, sequer conhecemos. Portanto, avaliar se a situação não tem relação com algum problema específico, visando apoiar o colega e ajudá-lo a buscar caminhos mais promissores, é uma forma de minimizar o desgaste do problema.
Afinal, pode ser que o indivíduo esteja procrastinando por estar passando por uma fase difícil, que atrapalha o foco no trabalho.
4. Conversa com o gestor
Conversar com o seu gestor, quando nada adiantou, também é importante. Às vezes, apenas a liderança terá subsídios para auxiliar o colega que só procrastina, visando mudanças positivas.
Além do mais, se a pessoa não se interessar por mudar, depois do apoio e do feedback que receber, infelizmente o gestor poderá demiti-la.
Esperamos que este conteúdo possa ter ajudado de alguma forma. Até mais!