O mercado de investimentos se popularizou nos últimos tempos, atraindo cada vez mais pessoas físicas. Uma vez que o perfil do investidor está se tornando popular, demonstrando que muitos brasileiros estão arriscando outras opções, além da poupança.
Sendo assim, caso você seja um novo investidor, é muito importante que você diversifique suas opções de forma segura. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa entender um pouco mais sobre esse fluxo e se aprofundar, de modo que você torne os seus investimentos rentáveis e viáveis para suas necessidades.
Muitos especialistas orientam que as pessoas saiam da poupança de uma vez. Entretanto, é necessário realizar uma avaliação sobre a sua necessidade. Pois, a poupança não é uma das opções mais rentáveis, porém, é uma das mais tradicionais; o que pode deixar as pessoas mais seguras. Por isso, antes de tirar todo o seu dinheiro da poupança e investir em outras opções, entenda mais sobre o mercado e faça isso de maneira faseada.
Dessa forma, conforme o andamento do processo, você irá analisar a viabilidade de continuar com a poupança – ou não. No entanto, você deve ter clareza de que essa decisão não foi tomada por impulso. Já que é possível que você permaneça com a poupança para determinados objetivos, ao passo que diversifique seus investimentos para o longo prazo em outras opções, por exemplo.
O planejamento financeiro é uma necessidade para todas as pessoas. Entretanto, o novo investidor deve considerar um planejamento financeiro para a avaliação dos investimentos, de modo que obtenha clareza sobre as opções disponíveis do mercado; qual é o prazo de retorno que você pode aguardar; quais são os valores que pode direcionar; quais são as opções que atendem cada um de seus objetivos, dentre outras análises.
As opções de renda fixa permitem que os investidores entendam na prática o comportamento de muitos investimentos. Por exemplo, o Tesouro Direto é uma opção viável para que você invista valores baixos e acompanhe o seu investimento.
Há diversas carteiras no mercado, de modo que você deve entender melhor esse processo e diversificar suas opções. Além disso, as opções de renda fixa permitem que você saiba o valor do será resgatado ao final do período contratado; o que é bastante interessante dentro de um planejamento para o investidor iniciante.