Será que a menstruação atrasada é sempre gravidez? Essa é uma dúvida muito recorrente na vida de muitas mulheres. Seja no caso daquelas que estão tentando engravidar, ou aquelas que não almejam ser mãe neste momento, a menstruação atrasada pode ser fonte de desconfiança e até mesmo de ansiedade.
Por isso, neste texto reunimos algumas informações importantes para você refletir com a gente e, quem sabe, sentir-se mais tranquila. Vamos lá!
Afinal, menstruação atrasada é sempre gravidez?
Na realidade, não, nem sempre a menstruação atrasada significa gravidez. Embora seja sim um dos principais sintomas de gestação, ao menos principal para as mulheres que percebem essa alteração, não significa que todo atraso possa ser considerado uma possível gravidez. Isso porque o ciclo menstrual de uma mulher está associado diretamente com as suas condições de saúde, estilo de vida e equilíbrios hormonais.
Sendo assim, pode ser que muitos fatores acabem impactando esse ciclo, fazendo com que os atrasos apareçam ou não. Abaixo descrevemos algumas circunstâncias que também podem fazer com que a menstruação atrase e prejudique a organização da mulher com relação ao próprio período:
- Estresse: Quando nós, mulheres, nos estressamos excessivamente, isso pode gerar impactos no equilíbrio hormonal do nosso corpo. Esse impacto pode ocasionar tanto o aparecimento da menstruação precoce, ou seja, antes do tempo desejado, como também pode adiar a menstruação. Portanto, às vezes, o atraso pode estar associado a situações de estresse.
- Alterações hormonais diversas: Seja por conta da alimentação, ou por conta de uma alteração na saúde da mulher, a menstruação também pode atrasar por conta dessas mudanças, que também tendem a impactar a produção de hormônios.
- Exercícios físicos intensos: Se de uma hora para outra você começar a praticar exercícios intensos, é possível que isso também afete o seu ciclo menstrual de alguma forma, resultando em atrasos ou não.
- Alterações no peso: Quando engordamos ou emagrecemos abruptamente, seja por conta de uma dieta ou por qualquer outro motivo, nosso corpo precisa reequilibrar a sua maneira de lidar com a produção hormonal. Isso pode fazer com que a menstruação também acabe alterando.
Esses são apenas alguns exemplos de situações que podem impactar o ciclo menstrual de uma mulher. Portanto, antes de concluir uma possível gravidez, considere refletir sobre as mudanças na rotina, na alimentação ou mesmo no próprio corpo.
O teste de gravidez pode ser feito de qualquer forma
Apesar de que, como vimos, é mito que a menstruação atrasada é sempre gravidez, ainda assim você tem todo o direito de fazer um teste para tirar a prova. Afinal, sabemos que a desconfiança pode causar ansiedade e mal-estar psicológico. Logo, fazer o teste para tirar a dúvida é algo simples e que pode, sim, ser considerado. Caso o exame dê negativo, inclusive mais de uma vez, leve suas dúvidas ao seu ginecologista.
Ele poderá investigar as possíveis alterações que vêm ocorrendo no seu ciclo menstrual e período menstrual, a fim de aumentar a sua tranquilidade e garantir, inclusive, uma maior qualidade de vida.
Cuide-se dessa maneira e lembre-se de não ficar sofrendo antes do tempo, ok? Se você acredita estar grávida por conta do atraso, faça o teste e converse com o seu médico, mas sem tirar conclusões precipitadas. 😉