Como melhorar o clima organizacional da minha empresa?

Como melhorar o clima organizacional da minha empresa?

Para melhorar o clima organizacional da minha empresa, eu preciso me aproximar dela, correto?

Sem esse tipo de proximidade, torna-se inviável reconhecer os gaps e motivos pelos quais algumas áreas e equipes podem estar defasadas e com menor produtividade.

Porém, fique tranquilo! Embora a melhora no clima pareça algo muito difícil, com algumas estratégias é possível iniciar a busca pelo desenvolvimento adequado da corporação. E, a seguir, tratamos de algumas dessas estratégias. Confira.

Como melhorar o clima organizacional da minha empresa?

Essa dúvida, certamente, é bem recorrente na vida de muitas pessoas. Afinal, lidar com equipes e com uma corporação não é algo super simples ou que pode ser solucionado em um passe de mágica. Como estamos lidando com pessoas e subjetividades, podemos sim ter algumas dificuldades.

No entanto, algumas alternativas podem começar a ser postas em prática. Vamos pensar sobre elas?

1. Faça pesquisas e encontre os gaps

Fazer pesquisas de clima organizacional pode ser um bom ponto de partida. Afinal, quem melhor do que a sua própria equipe para apontar quais são os fatores positivos e negativos do espaço?

Obviamente, você não precisa encher a sua equipe de questionários e testes. Na realidade, reuniões, feedbacks e conversas com cada colaborador e com o conjunto pode ser um bom caminho para “pescar” os sinais dos gaps.

2. Atente-se às metas

As metas que você tem passado para os seus colaboradores são reais ou muito acima da média? Fique atento a isso. Às vezes, nos perguntamos “como melhorar o clima organizacional da minha empresa” e nem percebemos que nós mesmos é quem podemos estar “minando” o desenvolvimento da equipe.

Por isso, analise as metas e os objetivos que foram traçados para todos. Depois, verifique o que realmente é atingível e o que pode estar sobrecarregando o time.

3. Delegue atividades de acordo com o perfil do colaborador

Outro ponto relevante é a forma como você tem delegado atividades aos seus colaboradores. Às vezes, podemos cometer o equívoco de delegar algo que está longe da realidade daquele colaborador, sobrecarregando-o. Sendo assim, conheça cada membro da sua equipe, instrua o que precisar de instrução e ofereça atividades alinhadas às habilidades de cada um, na medida do possível.

4. Invista no desenvolvimento da liderança

O desenvolvimento da liderança também é indispensável. Sem esse desenvolvimento, poderemos estar diante de lideranças tóxicas e despreparadas. Portanto, sempre que possível, cadastre os seus líderes em programas de desenvolvimento profissional, visando auxiliá-los nesse crescimento.

5. Promova a saúde no ambiente de trabalho

Por fim, considere investir em ações para promover saúde no trabalho, visando oferecer aos seus colaboradores algumas ações que incentivem a prática de exercícios, auxiliem nos cuidados com a saúde mental e informem cada um deles.

Dessa maneira, torna-se viável construir um espaço de trabalho que seja mais saudável e até mesmo acolhedor, impactando na produtividade de cada membro. Consequentemente, há impactos positivos no clima organizacional e a sua empresa pode se tornar um excelente local para trabalhar e crescer. Invista nessas ideias. 🙂

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