Conseguir melhorar a dificuldade em dizer não é um desafio para você? Você tem sentido que não consegue negar nenhum tipo de pedido alheio? Talvez este seja um bom momento para pensar sobre o assunto. 🙂
Por conta disso, convidamos você para acompanhar este texto e refletir com a gente sobre esse tema tão importante, e que impacta a vida de tanta gente. Confira!
Como melhorar a dificuldade em dizer não?
Antes de qualquer coisa, vale ressaltarmos que não existe uma fórmula para aprender a dizer “não” para as outras pessoas. Isso porque cada indivíduo é único, e a sua dificuldade de negar pode estar associada a uma série de fatores. Esses fatores podem ser avaliados na psicoterapia, na prática de autoconhecimento, na escuta ativa de si mesmo, etc.
Portanto, não podemos dizer que existe uma única maneira de superar o medo de dizer “não”. Pois o que existe são visões de mundo subjetivas, com medos e desejos subjetivos, que devem ser levados em conta.
Portanto, considere os apontamentos abaixo como sugestões de reflexão, combinado? Assim as chances de sucesso serão ainda maiores. Boa sorte nas suas descobertas e vamos adiante!
1. Saiba argumentar para melhorar a dificuldade em dizer não
Você pode começar a justificar o seu “não” a fim de sentir mais confiança na hora de negar algo. Porém, aqui vale um adendo: não estamos falando de argumentar um “não” que tem relação com algo que você quer ou não, na vida pessoal. Por exemplo, se algum comportamento da outra pessoa tem lhe ofendido, apenas diga que não gosta de algo assim. Não precisa ficar justificando as suas dores, se não fizer sentido para você.
Porém, no ambiente de trabalho, por exemplo, justificar o “não” pode ser um bom caminho. Pois se o seu chefe solicita um trabalho que você crê que não dará conta de entregar a tempo, seja sincero e diga que não pode aceitar por x, y e z.
2. Entenda que você não é obrigado a aceitar tudo dos outros
Você precisa compreender que nenhuma pessoa precisa arcar com tudo o que os outros solicitam, o tempo todo. Ninguém é super herói para dar conta de tudo o que é solicitado por terceiros. Aceitar isso pode ajudar a melhorar a dificuldade em dizer não.
3. Pratique o autoconhecimento e conheça os seus limites
O autoconhecimento também pode ajudar na hora de melhorar a dificuldade em dizer não. Isso porque você poderá conhecer os seus limites e, a partir disso, saberá que determinadas situações não podem ser aceitas, pois, se forem, poderão colocar a sua saúde física e/ou mental em risco. Respeite-se.
4. Faça psicoterapia e coloque-se como uma prioridade em sua vida
A psicoterapia também pode ser bem pertinente. Por meio dela é possível desenvolver a inteligência emocional, fortalecer a si mesmo e assim por diante. Além disso, colocar-se como uma prioridade em sua vida, deixando de lado aquela ideia de agradar a todos o tempo todo, são ações que podem ajudar a melhorar a dificuldade em dizer não. Pense nisso e cuide-se!