Qual a melhor forma de consumir o azeite de oliva?
Você sabe qual é a melhor forma de consumir o azeite de oliva? Veja em nosso guia e já saiba quais são todos os benefícios que este óleo pode promover para a sua saúde como um todo!
Melhor forma de consumir o azeite de oliva
A quantidade recomendada de azeite de oliva é de 30 gramas por dia, isso equivale a duas colheres de sopa. Vale lembrarmos que este consumo não deve ser acrescido à ingestão de outros óleos, como o óleo de coco, por exemplo.
Procure substituir o uso de margarina, manteiga, óleo de soja e maionese por azeite de oliva, dentro das quantidades que estipulamos acima.
Você poderá utilizar o azeite sempre in natura, ou seja, despejando-o sobre as suas saladas, ou então usando-o para fazer seus purês ou outros preparos neste sentido.
Vale destacar que o consumo deve ser feito em temperatura ambiente, para a finalização de pratos. Isso porque alguns especialistas defendem que o óleo aquecido poderá perder seus nutrientes, além de produzir altos índices de gorduras trans.
Porém, há profissionais que apontam que se o aquecimento não for demorado, não haverá uma destruição tão rápida dos nutrientes. De todo caso, é importante conversar com o seu nutricionista para alinhar o uso do azeite nestas circunstâncias.
- Importante: Armazene seu azeite de oliva em um ambiente fresco e livre da luz do sol. Caso o frasco aqueça, é possível que o azeite perca as suas propriedades benéficas.
Quais são os benefícios do azeite de oliva?
Consumir o azeite de oliva pode promover diversos benefícios para a nossa saúde. Conheça cada um deles antes de incluir o alimento em sua dieta semanal:
1- Diminui o colesterol ruim e aumenta o bom
Estudos apontam que trocar os óleos comuns por azeite de oliva extravirgem é capaz de diminuir o colesterol ruim e, além disso, aumentar o bom. Desse modo, há uma maior proteção da saúde cardiovascular, impedindo a obstrução das artérias e doenças grave e também ataques, como infarto.
2- Aumenta a saciedade e ajuda no emagrecimento
Acrescentar azeite de oliva extravirgem em suas saladas e preparos provoca a diminuição da fome. Isso se deve ao fato de que o próprio aroma do óleo é capaz de aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão calórica e impactando na perda de peso.
3- Melhora funções cognitivas
Por ser fonte de ômega 9, além de possuir antioxidantes, o azeite de oliva também é capaz de impactar em nossas funções cerebrais. Considerando que nosso cérebro é composto de 60% de gordura, o mesmo necessita destas gorduras boas para garantir o bom funcionamento e o desenvolvimento cognitivo.
4- Diminui as inflamações no organismo
Rico em antioxidantes, este óleo também age diretamente na expulsão de toxinas e diminuição de inflamações. Com isso, impacta até mesmo nos níveis de açúcar em nosso sangue, pois os baixos níveis de inflamação melhoram o papel da insulina.
Além disso, a expulsão dos radicais livres impede o envelhecimento precoce de nossas células, combatendo assim, alguns tipos de cânceres.
Faça uma troca consciente: agora que você já sabe a melhor forma de consumir o azeite de oliva, substitua as gorduras ruins por este alimento tão benéfico.