Benefícios do óleo de coco – Para pele, cabelo e nutrição

Muito se fala sobre os benefícios do óleo de coco e, por conta disso, o seu uso é muito recorrente, seja na cozinha, seja para fins estéticos.

Entretanto, compreender a forma correta de usar e saber mais sobre as propriedades desse óleo vegetal é essencial para usá-lo adequadamente. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o nosso conteúdo de hoje.

Benefícios do óleo de coco – Conheça quais são

A ação antioxidante e a vitamina E presentes no óleo de coco proporcionam saúde e benefícios que vão muito além da sua utilidade na cozinha, como por exemplo, o fortalecimento do sistema imunológico e a expulsão dos radicais livres.

Desse modo, pode ser utilizado tanto na alimentação, quanto nos cuidados com a pele e com o cabelo, por exemplo.

Por possuir propriedades medicinais, o óleo de coco previne doenças como colesterol alto e diabetes, além de ser um aliado no mantimento do peso adequado.

Para fins estéticos, pode ser utilizado na pele e no cabelo como um poderoso hidratante, além de nutrir os fios e deixá-los com menos frizz. Veja mais informações abaixo:

1- É antibacteriano

Por ser antibacteriano, o óleo de coco pode ser usado como desodorante natural, além de ser aplicado no couro cabeludo como um remédio natural para tratar a caspa, por exemplo. Promove o equilíbrio nos odores corporais, e impede que haja a proliferação de fungos e bactérias na pele e no cabelo.

2- Efeito antioxidante

Por ser rico em antioxidantes, o óleo de coco também previne o envelhecimento precoce das células do nosso organismo. E isso vale tanto para a aplicação no cabelo ou na pele, como também no caso da ingestão em preparos e receitas.

3- Aumenta a saciedade e auxilia no emagrecimento

Por ser um ingrediente capaz de aumentar a saciedade, a tendência é que você sinta menos vontade de comer ao longo do dia. Na prática, isso auxiliará no emagrecimento saudável.

4- Indícios de melhorar a saúde do intestino

Alguns estudos em andamento têm apontado que o óleo de coco também é capaz de melhorar a saúde do intestino como um todo. Assim, age no trânsito intestinal, diminuindo a constipação e a sensação de inchaço causada pela prisão de ventre, por exemplo.

5- Benefícios do óleo de coco: Hidrata a pele e o cabelo

As suas propriedades nutritivas são capazes de hidratar profundamente a pele e os cabelos, proporcionando mais maleabilidade, menos frizz aos fios e um aspecto mais bonito, brilhante e macio.

Já no caso da pele, diminui o ressecamento e promove uma maior emoliência.

Como usufruir dos benefícios do óleo de coco?

Para usufruir dos benefícios do óleo de coco é muito simples:

  • Na cozinha: Substitua os óleos e gorduras por óleo de coco, não ultrapassando o consumo de 1 colher de sopa por dia.
  • Nos cabelos: Misture cerca de 2 colheres de sobremesa em suas máscaras de hidratação.
  • Na pele: Utilize o óleo de coco com bicarbonato de sódio ou babosa para fazer uma máscara facial. Depois é só deixar agir e enxaguar bem.

Inclua o óleo de coco em sua rotina de autocuidado e desfrute de todos os benefícios!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.