O medo do futuro pode ser bem recorrente na vida de algumas pessoas. Em alguns casos, é super justificável, especialmente diante de mudanças expressivas na vida, no trabalho, etc. Em outras situações, o medo do futuro pode estar mais associado a uma falta, especialmente de planejamento e gerenciamento emocional.
Considerando esses pressupostos, elaboramos este guia com considerações importantes sobre o tema, a fim de viabilizar uma breve discussão sobre este. Acompanhe!
O medo do futuro pode estar associado a muitas causas. Ou seja, ele não se restringe a apenas uma coisa. Mas sim, cada sujeito pode ter as suas próprias considerações diante desse medo do que está por vir. Abaixo listamos algumas situações:
Como dito anteriormente, muitas causas podem estar envolvidas com esse receio do que está por vir. O melhor a se fazer é sempre analisar cada caso, especialmente com a ajuda de um psicólogo.
Para lidar com o medo do futuro é necessário compreender os gatilhos emocionais por trás dele. A nível de exemplo, vamos supor que esse medo está associado a uma perda que aconteceu no passado: aqui será necessário trabalhar o luto da perda para poder seguir em frente com mais segurança.
Isso quer dizer que cada caso sempre será um caso. Você pode trabalhar bons planejamentos pessoais e profissionais, visando minimizar as incertezas sobre o futuro. Ao mesmo tempo, deve reconhecer que não temos controle sobre tudo o que vai acontecer – e tudo bem!
Quando nós compreendemos essa “falta” de controle sobre tudo, passamos a ser mais justos com nós mesmos. E assim entendemos que temos que cumprir com nossas responsabilidades para ter um bom futuro, mas que ele sempre poderá reservar coisas fora do nosso alcance – inclusive boas. 🙂
Se sentir necessidade, cogite ainda fazer psicoterapia para lidar com o seu medo.