Recentemente, o Ministro do Desenvolvimento e Vice Presidente, Geraldo Alckmin anunciou medidas do Governo para deixar os carros populares mais baratos. Depois disso, o mercado entrou em uma recessão grande, com os consumidores ávidos por mais informações.
Então, separamos tudo o que já se sabe sobre o novo subsídio e como irá funcionar. Aproveite para acompanhar este conteúdo até o final e entender se você poderá, finalmente, realizar o sonho de adquirir seu veículo de forma mais simples.
Governo anuncia subsídio para tornar carros populares mais baratos
Recentemente, Geraldo Alckmin pegou os brasileiros de surpresa ao anunciar medidas para baratear a compra de carros populares. A medida visa diminuir as cargas tributárias sobre os produtos, para estimular a compra e voltar a aquecer o mercado concessionário.
Hoje (05/06), o Vice Presidente se encontra com Lula e Haddad, Ministro da Fazenda, para discutir os pormenores do programa. Ainda, deve entrar na pauta o novo programa Desenrola, incentivo para facilitar a regularização das dívidas de brasileiros.
Como o Governo vai deixar os carros populares mais baratos?
Após a reunião de pauta, é provável que mais informações sobre o programa fiquem disponíveis. O que já se sabe é que o impacto será no incentivo fiscal, diminuindo a cobrança de impostos para veículos que seguirem os requisitos do programa.
Dessa maneira, a redução irá impactar nas taxas de COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), PIS (Programa de Integração Social) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A redução pode variar de 1,5% a mais de 10%, segundo as informações do próprio Vice Presidente da República.
Porém, a intenção é de que seja um subsídio temporário, não de forma permanente. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que as condições devem ficar disponíveis apenas por um tempo limitado, até que haja uma recuperação do setor.
Quais os requisitos para o subsídio?
Segundo o que já se sabe, serão três vertentes para garantir a diminuição dos impostos sobre a compra. Então, para deixar os carros populares mais baratos, as montadores terão que seguir algumas características:
- Valor do veículo: o estímulo é feito para diminuir a tributação; quanto menor o valor do veículo, mais baixo será o imposto sobre ele;
- Produção nacional: o estímulo de peças nacionais também terá uma tributação diferenciada; quanto mais peças brasileiras na montagem, mais baixo o imposto;
- Meio ambiente: outro estímulo é pela diminuição da emissão de poluentes; carros com motores que impactem menos, também terão diminuição nos tributos.
Com isso, é possível conseguir uma redução considerável no valor de compra, barateando os financiamentos e aquisições à vista. O valor máximo para cada carro é de até R$120 mil, o que enquadraria como veículos populares.
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Quais serão os carros populares mais baratos pelo subsídio?
Por conta dos requisitos básicos para a liberação do programa, algumas montadoras podem ter mais visibilidade. Existem carros que estão mais alinhados com a proposta, o que pode gerar adesão dos consumidores. Confira alguns modelos que podem aumentar a competitividade:
- Citroën C3
- Fiat Argo
- Peugeot 208
- Chevrolet Onix
- Hyundai HB20
- Fiat Mobi
- Renault Kwid
Todos esses são modelos de carros que seguem os padrões básicos para o subsídio: peças nacionais, baixo valor de mercado e preocupação com o impacto ambiental. Portanto, vale a pena ficar de olho nesses nomes, principalmente quando o subsídio estiver disponível.
Veja como a notícia impactou o mercado
Com o recebimento da notícia, o mercado sofreu uma queda surpreendente. As concessionárias relatam que o número de cancelamentos teve uma acréscimo grande, além das desistências de compras.
O fenômeno se explica pela falta de informações sobre o subsídio, ou a data de lançamento oficial do programa. Os consumidores estão aguardando para entender se vale a pena comprar segundo as normas do Governo, por isso a quantidade de cancelamentos e desistências.
Então, todos se encontram apreensivos para retomar as vendas. Após o anúncio, o Programa já deveria ter mais informações disponíveis, o que pode gerar ainda mais recessão no mercado concessionário, por conta do atraso na liberação do subsídio.
Paralização de vendas não é recente
Mesmo que as concessionárias tenham observado uma diminuição nas vendas, a paralização do mercado não é uma novidade. Afinal, desde o ano passado os consumidores têm segurado um pouco mais antes de comprar seus veículos.
A chegada do subsídio só acelerou o processo ainda mais, deixando os clientes empolgados para comprar carros populares mais baratos. Porém, já havia a recessão antes mesmo do Vice presidente anunciar o início do benefício.
Nos últimos três anos, o setor de vendas de automóveis foi um dos que mais sofreu perdas. Os clientes não possuem poder de compra, e acabam por adiar o sonho do carro popular até melhorar as condições aquisitivas.
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O futuro do mercado de carros populares no Brasil
No momento, tanto as concessionárias quanto consumidores aguardam as informações completas sobre o subsídio. Afinal, todos esperam para saber como irá funcionar, quais serão as condições e quais os impactos para o setor.
O cenário é um pouco nebuloso, com poucos dados sobre o futuro da venda de carros populares mais baratos no Brasil. Existem especulações de que até mesmo ônibus e caminhões podem entrar na faixa de valores que o Governo Federal irá subsidiar.
Porém, os especialistas estão receosos, sem saber ainda se o auxílio será suficiente para esquentar o mercado. Afinal, segundo os economistas, o setor precisa não somente de descontos, mas que o consumidor tenha condições e poder de compra para adquirir veículos.
Portanto, ainda não se sabe se a medida será eficaz, mas a boa notícia já aguçou os ouvidos dos consumidores brasileiros. Só nos resta aguardar até que oficialmente os requisitos e condições do auxílio sejam divulgados pelos canais oficiais do Governo.