A terça-feira (30) deveria ter sido um dia apenas de festa para Rebeca Andrade em Paris. A ginasta conseguiu a medalha de bronze na competição por equipes da ginástica artística pelas Olimpíadas de 2024. Contudo, poucas horas depois da conquista, ela relatou um golpe.
Já na madrugada dessa quarta-feira (31), a ginasta usou as suas redes sociais para afirmar que um golpista estava tentando se passar por ela e pedindo dinheiro no WhatsApp após a conquista da medalha de bronze do Brasil
No relato, a ginasta esclareceu que já estava dormindo quando começou a receber mensagens de amigos e familiares perguntando se ela estava mesmo pedindo dinheiro.
O golpista que se passou por Rebeca Andrade estava pedindo R$ 300 aos seus amigos e familiares. Na mensagem, ele argumentou que o dinheiro serviria para pagar um preparador físico.
“Gente, eu já estava dormindo, mas acordei com mensagem dos meus familiares dizendo que tem alguém se passando por mim e pedindo dinheiro no WhatsApp! Por favor, não mandem dinheiro para ninguém! 4h da manhã aqui. Beijos, vou voltar [a dormir]”, iniciou.
A ginasta também alertou que não mudou de número. Portanto, quem recebeu a mensagem de uma suposta Rebeca Andrade pedindo dinheiro deve desconsiderar, porque naturalmente se trata de um golpe.
Golpe da família
De fato, receber uma mensagem de um medalhista olímpica pedindo dinheiro não deve ser algo muito comum. Por isso, é natural acreditar que muitas pessoas não cairiam nesse tipo de golpe.
Mas também é fato que Rebeca Andrade não é a única pessoa a ser vítima desse tipo de crime. Não é incomum vermos golpistas que se passam por pessoas de famílias comuns para fazer esse mesmo tipo de pedido.
Atualmente, esses golpistas possuem tecnologias que podem fazer com que a sua conta no WhatsApp seja clonada. Por isso, é preciso tomar muito cuidado antes de enviar qualquer tipo de documentação, senha ou mesmo dinheiro para essa pessoa, porque ela pode não ser quem você está pensando que é.
Golpe das blusinhas
Nessa semana, um novo golpe também está tirando o sonho o sono de muita gente. Trata-se do golpe das blusinhas, que está se aproveitando do momento de aumento da taxação para cobrar uma terceira taxação.
De acordo com relatos de vítimas nas redes sociais, criminosos estariam aplicando o golpe em consumidores que fizeram compras em sites internacionais.
Os bandidos estariam abordando as vítimas com falsas cobranças de impostos. Eles realizam essa cobrança através do envio de mensagens SMS com o link de pagamento de uma taxa que seria referente a liberação alfandegária de compras internacionais realizadas pela internet.
De acordo com um desses relatos, ao clicar no link, o guia de pagamento direciona o usuário para um falso site dos correios.
A desconfiança começa no momento em que o cidadão entra nesse site, e percebe que algumas informações sobre as suas compras estão erradas. De todo modo, algumas pessoas acabam pagando essa taxa por meio de perder a chegada do produto.
O que dizem os Correios
Por meio de nota, os Correios afirmaram que já estão cientes da existência desse golpe, e que estão preocupados com a situação. Por isso, eles já teriam acionado as autoridades para tentar resolver o problema, e fazer com que menos pessoas sejam vítimas.
“A empresa também registrou denúncia formal à Meta, proprietária do WhastApp, uma vez que essas mensagens falsas também estão sendo enviadas pelo aplicativo de mensagens,” disseram os Correios.
A Receita Federal lembra que não liga ou manda mensagens para cobrar pagamento para liberar mercadorias. Além disso, o Fisco não recebe pagamento de impostos sobre mercadorias importadas por meio de Pix, QRCode, cartão de crédito, cartão de débito e outros