O Ministério da Educação (MEC) lançou ontem, segunda-feira (2), o Relatório Anual da Secretaria de Educação Básica com dados do ano de 2021. Ao todo, o documento apresenta 52 ações da pasta para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação.
O relatório abarca as ações voltadas para todos os níveis da educação básica. Desse modo, contemplam educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).
De acordo com os dados da pasta, a educação básica abordada pelo relatório engloba um universo de 46 milhões de alunos, sendo 38 milhões da rede pública. Nesse sentido, as ações do MEC alcançaram cerca de 178 mil escolas, sendo 137 mil públicas.
Ministro ressalta ações para ‘recuperação das aprendizagens’
Durante o evento de lançamento do relatório, o ministro da Educação em exercício, Victor Godoy, afirmou: “Essa entrega [do relatório] traz transparência e prestação de contas daquilo que a gente tem feito pela educação básica dos nossos estudantes”.
O ministro ressaltou ainda que o MEC tem atuado no sentido de recuperar as aprendizagens e sanar as lacunas educacionais dos alunos. “Os nossos dois pilares aqui à frente do MEC são a recuperação das aprendizagens e a tecnologia na educação brasileira”, disse.
“Estamos muito próximos de fazer a nossa grande entrega, que será uma política de recuperação das aprendizagens e nessa política trazemos esse componente da inovação e tecnologia para a educação brasileira”, completou o ministro.
De acordo com o MEC, algumas das ações listadas no relatório são voltadas para a formação docente, preparação para o Novo Ensino Médio, e para a ampliação do número de matrículas, entre outros. Apesar do relatório ser sobre o ano de 2021, muitas as ações da pasta ainda estão em andamento.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unesp realiza a 4ª edição da Feira do Livro com evento virtual até o dia 8 de maio.