Apesar da pequena diferença, as duas palavras têm usos e significados distintos. Inclusive, a confusão entre ela é comum. Em geral, “mais” costuma tomar o lugar de “mas”, em razão de um vício de linguagem. Porém, solucionaremos isso de uma vez por todas aqui, ao menos para você que está lendo.
Mas
O termo mas é classificado como uma conjunção. Ele atua, portanto, como um conector entre uma oração ou período semelhantes. É importante, porém, tomar cuidado, pois o mas possui sentido de oposição ou restrição ao que foi dito antes de seu surgimento. Ele é utilizado naquela ocasião que todos conhecemos, quando falado logo a seguir de uma boa notícia ou elogio.
Ex.: A pandemia vem enfraquecendo, mas…
Observação
Apesar do uso comum do termo ser no sentido de oposição, o mas é empregado em um caso específico como reforço do que foi dito.
Ex.: Está muito quente, mas muito mesmo!
Mais
Este termo, por sua vez, é aplicado no sentido de adição, de maior quantidade, de maior proporção. Em geral, ele aparece enquanto advérbio de número ou intensidade. Como na frase a seguir:
Ex.: Você poderia se concentrar mais.
Ou
Ex.: Aquele morro é mais alto do que este.
No entanto, o mais também pode ser substantivo, quando falamos de uma maior porção ou de um maior número.
Ex: Havendo saúde, o mais pode faltar.
Observação
O termo mais também atua como pronome, “em maior quantidade”; preposição, “junto a ou com”; e conjunção, “indica ligação ou adição”, respectivamente:
Ex.: Fiquem os credenciados e os mais se retirem. (Hoje, é mais comum dizermos, “…os demais se retirem”)
Quando preposição:
Ex.: Vieram os amigos mais os familiares.
Quando conjunção, no sentido de adição:
Ex.: Você e mais você, no meu time.
Recapitulando
Em geral, o mas é usado para contradizer, opor, contrapor a oração ou período anterior do que foi falado. O mais, por sua vez, é utilizado para adicionar ou intensificar. Espero que não haja mais dúvidas, mas precisando é só conferir aqui ou se atentar aos nossos posts. Bons estudos!