Direitos do Trabalhador

MARTELO BATIDO: Lula toma importante decisão sobre aumento do salário mínimo

Qual será o valor do salário mínimo em 2025? Essa é uma questão que certamente preocupa trabalhadores brasileiros de todas as regiões do país. E o fato é que esse tema também preocupa a equipe econômica do governo federal.

Diante de toda polêmica envolvendo a definição do valor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu se manifestar. Em declaração dada nessa terça-feira (23), o petista anunciou uma importante decisão para o salário mínimo do próximo ano.

O que disse Lula sobre o salário mínimo

De acordo com Lula, o salário mínimo de 2025 seguirá sendo elevado de maneira real. Isso significa que os trabalhadores seguirão tendo um aumento do poder de compra. Esta, aliás, foi uma das principais promessas de campanha nas eleições de 2022.

Dentre outros pontos, o presidente voltou a defender a atual Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo, aprovada pelo congresso nacional e sancionada por ele ainda em 2022.

“Nesses dois anos [de governo] aplicamos 11% de reajuste por mérito no salário e vamos continuar, porque, quando o salário aumenta, o povo vira consumidor. A classe média vai vender mais”, disse o presidente.

“A roda gigante da economia fica girando onde todo mundo possa participar definitivamente. O povo consumindo mais, vai comer mais. Comendo mais, os agricultores vão ter que plantar mais. Plantando mais, a gente vai ter comida mais barata e a gente vai ser mais bonitão, mais gordo e mais saudável neste País”, afirmou o presidente da República.

Plano Nacional prevê aumento real contínuo. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O que é o Plano Nacional de Valorização do Salário Mínimo

O Plano Nacional de Valorização do Salário Mínimo estabelece que o governo federal é obrigado a elevar o piso sempre de maneira real de um ano para outro.

 A ideia é que essa definição leve em consideração dois pontos:

Por este sistema, o governo federal passa a ser obrigado o conceder aumento real. Isso porque a elevação vai considerar não apenas a inflação, mas também o PIB de dois anos antes.

Antes, não existia uma lei que obrigava o governo federal a aplicar um aumento real do salário mínimo. Se o presidente quisesse, ele poderia conceder esta elevação real. Mas se não quisesse, não existia problema.

Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por exemplo, o governo federal optou por conceder o aumento do salário mínimo apenas pela inflação, ou seja, sem elevação real.

Economia

Alguns economistas defendem que o sistema de elevação do salário mínimo precisa ser revisto por uma questão de respeito às contas públicas. Eles afirmam que o atual sistema de correção de benefícios previdenciários pode gerar um colapso no orçamento dentro de mais alguns anos.

Para além disso, eles também indicam que o governo precisa fazer cortes para conseguir cumprir as regras indicadas no arcabouço fiscal, aprovado por esse próprio Governo Federal ainda no ano passado.

Sobre este assunto, Lula disse que não conhece nesse momento números ruins da economia brasileira.

“Não tem um único número que diga que o Brasil tem qualquer problema. A gente está crescendo mais do que a previsão do mercado. O mercado previa 0,8%, nós crescemos 3%. O mercado previa a inflação descontrolada, a inflação está totalmente controlada. A única coisaa que não está controlada é a taxa de juros”, afirmou.

“Geramos 2,5 milhões de empregos em um ano e sete meses. A massa salarial cresceu 11,7%. O salário mínimo é reajustado duas vezes acima da inflação. Isenção do imposto de renda para quem ganha dois salários mínimos e eu pretendo chegar a R$ 5 mil de desconto do imposto de renda. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome. Então, nós estamos vivendo um momento sensacional”, seguiu ele.