Você comprou uma franquia e passou por toda a estruturação dela. Agora, é a hora de investir em marketing para alavancar as suas vendas. Por isso que, hoje, nós vamos dar dicas de marketing para franqueados e ajudar a transformar a sua franquia em um negócio de sucesso.
Afinal, seja qual for o tipo de negócio que você pretende abrir, próprio ou franquia, o maior desafio é conquistar público e transformá-lo em clientes fiéis.
Mesmo que a sua franquia tenha clientes o suficiente para que sua rentabilidade atinja pelo menos o ponto de equilíbrio, toda a ação de marketing é bem-vinda. Afinal, o aumento no número de clientes pode gerar impactos positivos no seu negócio.
Sendo assim, fique conosco até o final e saiba como!
Passou o tempo em que a definição de público-alvo era, por exemplo, “mulheres entre 25 e 40 anos, das classes B e C”. É preciso ir muito mais além disso.
Você e seus funcionários precisam ter claro quais são os hábitos do seu público-alvo, seus desejos, suas necessidades, suas preocupações e, principalmente, o que faz com que ele adquira os seus produtos e não os da concorrência.
Apesar de que, por ser uma unidade franqueada, a franqueadora já possui estudos realizados neste sentido. Assim, o que você precisa é adequá-los à sua região de atendimento. Afinal, as pessoas são diferentes nas diversas regiões do país, tendo suas necessidades próprias.
A internet, hoje, democratizou todas as formas de informação. Assim, é preciso que a sua franquia tenha presença constante nos locais da web em que seu público-alvo está.
Inscreva a sua empresa nas redes sociais, mostre os produtos que você comercializa, apresente dicas de utilização dos mesmos, tire as dúvidas dos clientes via comentários, seja nas publicações, seja via chat e etc. Enfim, ofereça a venda de seus produtos nas redes sociais, com meios de pagamento diferenciados!
Seja criativo quando o assunto for as redes sociais, mas não esqueça: procure estar nas plataformas em que seus clientes estão, pois não adianta se cadastrar em redes sociais que seus potenciais clientes não estão presentes.
Mantenha o foco nos clientes que você já tem, naqueles que são fiéis à sua marca, para não os perder na busca constante de novos clientes.
Exemplo disso, são alguns canais por assinatura que oferecem planos melhores e com menor preço para os novos clientes. Muitos fazem isso ao invés de atualizar os planos daquelas pessoas que já são parte do público pagante. Assim, só possuem o foco em atrair novos clientes. A consequência disso, é a perda dos clientes antigos para a concorrência.
Faça ações de marketing na franquia que valorizem a fidelização dos clientes antigos e garanta que você não vai perdê-lo.
Transforme o espaço em que sua franquia está estabelecida em um local harmonioso, atraente, limpo, confortável e bem iluminado. Esta também é uma maneira de fazer marketing.
Pense em tudo, porque os detalhes são pontos positivos para a sua franquia. Os acessórios de decoração, vitrines, expositores e prateleiras precisam estar harmonizados com os gostos do seu público.
Priorize o bom atendimento, e faça com que seus colaboradores façam o mesmo. De nada adianta realizar inúmeras ações de marketing se, ao chegar na franquia, as pessoas não têm o atendimento adequado.
Se o problema está em atrair clientes para a franquia, você precisa analisar o que é atraente para o seu público-alvo. Dessa forma, invista para solucionar este problema.
Estabeleça parcerias que agreguem valor à sua franquia, com empresas que operem com produtos e/ou serviços complementares com o mesmo público-alvo.
Por exemplo: Sua franquia é de revenda de produtos cosméticos, então estabeleça parcerias com salões de beleza, para utilizarem os seus produtos nas clientes do salão. Promova eventos juntamente com salões, ofereça brindes, use a sua criatividade a seu favor.
Por fim, não esqueça que sua franqueadora também pode ajudar a propor ações de marketing para que sua franquia seja de sucesso! Assim, com todo o conhecimento adquirido aqui hoje e mais as informações que você já tinha, certamente a sua franquia será extremamente beneficiada com a chegada do marketing a partir de agora!
Dessa forma, lembre sempre que estar se atualizando, neste mercado, é fundamental para não ficar pra trás!