A estimativa na produção de grãos é de 272,5 milhões de toneladas, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na data desta publicação, 07 de julho de 2022.
No caso do feijão, a produção total está estimada em 3,1 milhões de toneladas. Destaque para o cultivo da segunda safra da leguminosa, que deve registrar um aumento de 26% em relação ao ciclo passado, saindo de 1,1 milhão de toneladas para 1,4 milhão de toneladas, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A recuperação é explicada pelas boas condições climáticas registradas em comparação ao ano safra 2020/21. Já as lavouras de arroz e soja foram impactadas pela estiagem ocorrida no Sul do país e em parte de Mato Grosso do Sul.
Segundo a Companhia, a produção da oleaginosa é de 124 milhões de toneladas, enquanto que para o arroz a colheita estimada é de 10,8 milhões de toneladas, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Nas culturas de inverno, o destaque é para o trigo. De acordo com a estimativa da Conab, a produção também deve atingir um novo recorde, chegando a 9 milhões de toneladas, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Com este volume, o crescimento na colheita de trigo chega a 75% em comparação à safra de 2019, quando foi registrada uma produção de 5,1 milhões de toneladas. O melhor desempenho do cereal de inverno impulsiona o crescimento da produção das demais culturas cultivadas.
Neste 10º levantamento, as estimativas em geral foram revisadas para cima quando comparadas com as divulgadas no relatório anterior, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Soja e algodão foram a exceção, em virtude da diminuição esperada na produção.
Para a soja, as estimativas de sementes/outros usos e perdas e estoque final também diminuíram, 0,11% e 4,42%, respectivamente, sendo o estoque de passagem de 2022 estimado em 4,65 milhões de toneladas. Já o suprimento e o estoque final de algodão foram reduzidos em 0,67% e 2%, respectivamente.
Quanto ao mercado internacional da fibra, a perspectiva, entretanto, é que as exportações finalizem o ano em 2,05 milhões de toneladas de pluma, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Acompanhe as informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e entenda os diversos fatores que impactam o setor agrícola e a economia.