São tantos papéis que cumprimos ao longo do dia, que fica difícil, muitas vezes, manter o bem-estar diante da rotina corrida. A correria pode fazer com que nos esqueçamos dos momentos de descanso, bem como pode ocasionar excessos de atividades às vezes.
Por isso, neste texto trouxemos alguns pontos que podem ser úteis na hora de criar uma rotina mais equilibrada. Vamos lá?
Como manter o bem-estar diante da rotina corrida?
Não existe nenhum segredo milagroso ou fórmula infalível para manter o bem-estar diante da rotina corrida. Basicamente, é necessário respeitar os nossos limites, construir uma rotina que não seja sobrecarregada e investir em práticas saudáveis nas mais diversas esferas da vida.
A seguir damos mais detalhes que partem desses pressupostos:
1. Entenda que “rotina corrida” não necessariamente é uma “rotina desgastante”
Primeiramente, vamos refletir sobre o que é uma rotina corrida? Bem, basicamente, podemos entendê-la como uma rotina cheia de compromissos e atividades, correto? Pois é! Isso não quer dizer que a rotina corrida precisa, necessariamente, sobrecarregar a nossa agenda e a nossa saúde, concorda?
Portanto, comece a refletir nesse sentido: será que você tem uma rotina corrida ou desgastante? Se for o segundo caso, como remodelar esses pontos que estão passando dos limites?
2. Separe momentos para o lazer e o descanso e não negligencie-os
Uma rotina corrida pode ser cheia de compromissos e atividades, mas isso não deve significar falta de descanso e de lazer. Ainda precisamos de momentos para desconectar a mente do trabalho e dos estudos, ao mesmo tempo em que praticamos atividades prazerosas, como hobbies. Isso ajudará a manter o bem-estar diante da rotina corrida.
3. Faça pequenas pausas ao longo do dia, de poucos minutos
As pausas devem fazer parte do dia a dia. Se você tem uma lista de 20 tarefas para cumprir, lembre-se de incluir pequenas pausas entre cada uma delas. Essas pausas ajudam a dar aquele “restart” na mente, produzindo sensações de bem-estar ao longo do dia. Caso contrário, o cansaço poderá ser excessivo, a redução do desempenho aparece e a rotina parece ainda mais pesada.
4. Entenda quais são os seus reais limites e aprenda a dizer “não”
Entender os seus limites também ajuda a manter o bem-estar diante da rotina corrida. Se você começar a aceitar todas as demandas que chegam até você, mesmo que isso signifique um excesso na sua agenda, as chances de insucesso serão grandes.
5. Trace objetivos para as suas atividades cotidianas
Considerando a sua grande lista de tarefas diárias, pense um pouco sobre elas: quais objetivos estão por trás dessas atividades? Conquistar um novo cargo? Aprender algo novo? Comprar uma casa? Pense sobre isso.
Às vezes, nos sentimos desmotivados porque nos esquecemos dos motivos pelos quais determinados sacrifícios estão sendo feitos. Portanto, pense nas suas metas para se sentir mais empolgado ao longo dos dias.
6. Pratique hábitos saudáveis e cuide de você!
Por fim, pratique hábitos saudáveis cotidianamente, cuidando da sua saúde física e mental. Assim, manter o bem-estar diante da rotina corrida será mais fácil. Pode acreditar! 🙂