Manter a organização da agenda parece um grande desafio? Você tenta organizar todas as demandas, mas parece que tudo sempre acaba bagunçando e atrapalhando a sua rotina? Então não deixe de conferir as dicas que separamos para você!
Esperamos que este conteúdo possa ajudá-lo na sua reflexão para ter uma agenda mais organizada. Continue lendo.
Como manter a organização da agenda?
São diversas as formas de organizar uma agenda de maneira efetiva. Você precisa avaliar qual método costuma funcionar melhor para você. Dessa forma, torna-se viável a construção de uma rotina mais interessante. Por isso, sugerimos que você teste formas de organizar as demandas do dia e da semana, até encontrar algo que combine bastante com o seu perfil.
Vejamos algumas ideias:
1. Saiba priorizar as tarefas
Saber priorizar adequadamente as suas tarefas é crucial para manter a organização da agenda. Sem esse tipo de organização, você pode deixar escapar prazos importantes, prejudicando, inclusive, a sua imagem profissional.
Por isso, comece a analisar todas as demandas que você tem para executar ao longo do dia e da semana: o que deve ser priorizado? O que pode ser posto em “segundo lugar”? Analise com atenção para não deixar de lado tarefas que, na realidade, são importantes e você apenas não se deu conta disso, ok?
2. Estabeleça prazos plausíveis
Estabelecer prazos para as suas tarefas também é uma forma de manter a organização da agenda. Às vezes, apenas sabemos que temos mil coisas para fazer, mas não estipulamos prazos para essas atividades. Consequentemente, podemos cair no erro da procrastinação, acumulando demandas na agenda e impedindo que possamos organizar tudo com clareza.
3. Não aceite novos compromissos antes de verificar a agenda
Cuidado com os compromissos que você tem aceitado frequentemente! Se você disser “sim”, antes mesmo de verificar a agenda, sem nenhum tipo de critério, poderá estar “atolando” a sua rotina com atividades que, mais tarde, dificilmente serão executadas de fato.
Por isso, sempre que for convidado para alguma reunião ou bate-papo, seja sincero em dizer que irá verificar na sua agenda a disponibilidade. Desse modo, fica mais fácil manter a organização da agenda.
4. Crie o hábito de anotar o quanto antes
Vamos supor que você sabe que, no dia X, está disponível para um bate-papo com o seu colega de trabalho. Por conta disso, resolveu agendar um encontro informal. Porém, acabou esquecendo de anotar o horário na agenda e, dias depois, agendou outro encontro, em horários muito próximos.
Quando você se deu conta disso, já não sabia como desmarcar ou reagendar com um dos dois colegas, pois havia passado muito tempo desde que vocês combinaram o encontro.
Percebe como a falta de anotação faz diferença? Se você logo tivesse anotado o primeiro compromisso, não teria esquecido do horário e agendado um encontro com outra pessoa.
Por conta desse tipo de situação, nós recomendamos que você crie o hábito de anotar os seus compromissos o quanto antes, de preferência no momento em que você agendou.
Isso diminuirá as chances de você se esquecer de algo importante. Pense nisso!