Existem diversas maneiras de reconhecer os colaboradores sem custo e de uma forma incrível. Aqui, o importante é conhecer o estilo do seu colaborador para oferecer a ele o reconhecimento que merece.
Quer ver algumas dicas que podem ajudar nesse sentido? Então leia este conteúdo até o fim!
Selecionamos 5 maneiras de reconhecer os colaboradores sem ter que investir valores elevados para isso. Afinal, cada gesto pode fazer a diferença na vida de uma pessoa.
Por isso, ofereça esse reconhecimento como um verdadeiro agradecimento, e perceba que isso pode acontecer de forma genuína e sem custos. Acompanhe a lista:
Quando foi a última vez que você agradeceu o seu colaborador por conta de um trabalho bem feito? Pense um pouco sobre isso.
Além de agradecer desse modo, procure fazer isso de uma maneira, digamos, “pública”. Para atingir esse objetivo, escreva um e-mail de agradecimento e envie para o seu colaborador, colocando os outros gestores em cópia.
Isso fará com que o indivíduo perceba o seu próprio valor, sinta-se valorizado e ainda orgulhoso por saber que todos os seus gestores estão a par da situação.
Marque uma reunião para dar um bom feedback para o seu colaborador. Expresse a sua satisfação para com a atuação dele e agradeça-o por fazer um trabalho bom. Isso irá instigá-lo a se desenvolver profissionalmente cada vez mais.
Escrever uma carta à mão também pode ser um gesto bem diferente. E sabe por quê? Bem, é só você tentar se lembrar da última vez em que escreveu uma carta de próprio punho… Pois é! É bem possível que façam anos, certo?
Sendo assim, então cogite fazer essa ação e escreva uma carta – como você escreveria um e-mail de agradecimento, por exemplo, e deixe o seu colaborador a par do seu próprio valor.
Uma folga pode ser muito bem-vinda, especialmente depois de trabalhar em um projeto complexo e muito desgastante física e mentalmente. Então, ofereça ao seu colaborador a chance de ter uma folga especial numa sexta-feira, véspera de feriado ou até mesmo no aniversário.
Por mais que este seja um gesto simples, é uma das maneiras de reconhecer os colaboradores de forma efetiva. Quem é que não gosta de uma folga como recompensa depois de trabalhar duro?
Assim como a folga pode ser um bom caminho para o colaborador, a jornada de trabalho flexível também pode ser interessante. Isso porque você dará uma autonomia a mais para o seu colaborador, e ele perceberá que pode cumprir as suas demandas de acordo com o seu próprio horário de produtividade.
Afinal, sabemos que cada pessoa tende a ser mais produtiva em uma parte do dia. Por isso, oferecer a chance de que o colaborador trabalhe no melhor momento dele é uma boa ideia, concorda?
Pense nessas maneiras de reconhecer os colaboradores sem custo e mãos à obra!