Nesta sexta-feira, 31 de julho, foi divulgado que um total de 107.707 pessoas devolveram o auxílio emergencial de R$ 600. Essas pessoas haviam recebido o auxílio indevidamente. A informação foi divulgada pelo Ministério da Cidadania.
Com as devoluções, o governo recuperou mais de R$ 100 milhões pagos indevidamente. Foi criado site para quem recebeu sem ter direito poder devolver o benefício. O site foi lançado dia 18 de maio, quando o Ministério da Defesa divulgou que mais de 73 mil militares haviam recebido o auxílio incorretamente. Entretanto, no site qualquer pessoa pode devolver o benefício, seja militar ou não.
Dados oficiais também revelaram que 320 mil agentes públicos receberam o benefício destinado aos trabalhadores vulneráveis. Os dados foram divulgados pela Controladoria-Geral da União.
Do total que já devolveu o auxílio, 81,7 mil foram feitas por civis. Outros 25,9 mil militares devolveram o dinheiro.
Como fazer a devolução?
O auxílio pago indevidamente pode ser devolvido no portal devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br. No site, são criadas Guias de Recolhimento da União (GRUs). Para devolver, basta entrar no site e informar o CPF. Ao gerar uma guia, o brasileiro deve escolher a opção de pagamento, que pode ser feita no Banco do Brasil ou demais bancos.
Para pagamento no Banco do Brasil, a opção escolhida deve ser “Emitir GRU”. Em outro banco, é necessário informar endereço nas informações pedidas ao selecionar “Em qualquer banco” para, no fim, clicar em “Emitir GRU”. A guia pode ser para em caixas eletrônicos, guichê de caixa e online.