A má comunicação interna é a realidade de muitas empresas hoje, infelizmente. Ela pode estar atrelada a diversos fatores, sendo extremamente prejudicial para o crescimento de qualquer negócio.
Sendo assim, esperamos que esse conteúdo sirva de alicerce na hora de você restabelecer o equilíbrio na comunicação da sua empresa ou negócio. Acompanhe para saber mais.
O que pode causar a má comunicação interna?
Antes de qualquer coisa, devemos pensar nas principais causas da má comunicação interna, pois isso poderá nos dar pistas do caminho que poderemos seguir inicialmente.
Dentre alguns fatores que provocam esse problema, podemos citar:
- Linguagem inapropriada: Não usar uma linguagem alinhada à equipe é um grande erro e pode fadar a comunicação ao fracasso.
- Mensagens pouco claras: Assim como a linguagem inapropriada, mensagens confusas e sem detalhes importantes pode pôr tudo a perder.
- Mensagens “subentendidas”: Acreditar que a outra pessoa entenderá todas as metáforas ou simplesmente “raciocinará” sobre algo é muito vago. Seja claro!
- Falta de um canal padrão: Mandar mensagem inbox, depois por e-mail, depois ligar, etc., pode prejudicar a comunicação. Estabelecer um canal padrão de contato é fundamental.
- Falta de cultura de feedback: Não dar feedback também é uma forma de fazer com que o sujeito não saiba qual caminho seguir, ao certo.
- Falta de diálogo entre equipes: A falta de diálogo e harmonia entre equipes também é um grande problema.
- Indisponibilidade do líder: Um líder que está sempre inacessível pode acabar com a qualidade de uma comunicação.
- Falta de clareza nos objetivos: Não estabelecer objetivos claros para toda a equipe também é um grande problema. Afinal, se o seu colaborador não saber aonde exatamente a sua empresa quer chegar, como ele poderá ter ações positivas? A falha de comunicação pode operar aqui e fazer com que as ações desse colaborador sejam mais negativas do que positivas.
Essas são algumas possíveis causas para a má comunicação interna. No próximo tópico vamos apontar alguns fatores que podem ajudar a resolver esses problemas.
Como resolver a má comunicação interna?
Para resolver a má comunicação é necessário, antes de tudo, saber analisar profundamente quais são as causas do problema.
Acima, citamos alguns fatores que podem desencadear grandes falhas na comunicação. A partir deles você poderá avaliar como tem sido os sistemas de comunicação dentro da sua corporação.
Analise quais ações nocivas são recorrentes e quando elas acontecem. Depois desse “diagnóstico” ficará mais fácil implantar mecanismos que viabilizem uma comunicação mais eficiente e clara.
De todo modo, lembre-se ainda que um padrão de comunicação, alinhado à equipe, também é essencial. Assim como a cultura de feedback, diálogos e escuta ativa.
Tudo isso irá ajudar você e o seu time a desenvolver uma interação mais sadia e assertiva, diminuindo os ruídos de comunicação.
Caso você perceba que mesmo com as mudanças as falhas persistam, experimente contratar empresas de consultoria para esse fim. Elas poderão ajudar a sua equipe e você a encontrarem mais harmonia e a impedirem a má comunicação interna.