O Governo Federal distribuiu o lucro do FGTS, com o ano base de 2021, em julho deste ano. Dessa forma, muitas dúvidas surgiram a respeito de como sacar esse valor.
Em primeiro lugar, o lucro deste Fundo tem como destino os trabalhadores. Segundo a constituição, o Governo é obrigado a repassar 50% dos ganhos obtidos com os valores no ano base a mais de 100 milhões de brasileiros que trabalham no regime CLT.
Se você faz parte dessa categoria, e quer saber como funciona e como sacar, sugerimos que não deixe de acompanhar este artigo até o final para ficar por dentro desse assunto.
Como a maioria da população brasileira é assalariada, a cada ano, as contas de FGTS arrecadam milhões de reais. Então, esses valores ficam retidos em uma conta, criada especificamente com essa finalidade.
Como o seu saque não pode ser feito a qualquer hora, mas somente em situações específicas, esse dinheiro fica parado. Dessa forma, ele fica rendendo durante o tempo em que o trabalhador não o utiliza. E é a partir desse rendimento que se calcula o lucro do FGTS a cada ano.
Segundo a lei nº 13.446 de 2017, o Ministério da Economia deve repassar a todos os trabalhadores, com saldos na conta do FGTS até o último dia de dezembro do ano base, 50% de todo lucro obtido com os valores.
Estima-se que em 2021 o governo arrecadou mais de 13 bilhões de reais em lucros. Consequentemente, esse valor foi creditado nas contas FGTS dos trabalhadores em julho deste ano. Agora, saiba como realizar o cálculo do lucro do Fundo de Garantia de Tempo e Serviço.
Para garantir que cada trabalhador receba sua parcela devida do lucro do FGTS de 2021, o governo estipulou uma porcentagem. Aliás, esta que deve ser calculada sobre a quantia disponível em conta até o último dia do ano.
Essa porcentagem é de pouco mais de 0,027%. Isto é, para saber quanto você receberá de lucro do FGTS, é necessário multiplicar o valor em sua conta por essa porcentagem.
Para efeito de comparação, se você possui R$1000, seu lucro será de aproximadamente 27 reais. Para quem possui 2 mil, o rendimento é de cerca de 54 reais.
Como vimos anteriormente, para saber quanto você receberá de lucro do FGTS, é necessário ter conhecimento sobre a quantia disponível em todas as suas contas vinculadas a seu CPF ou PIS.
Em síntese, basta acessar o aplicativo FGTS, plataforma da Caixa em parceria com o Governo Federal. Para isso, siga um passo a passo simples:
Nele, você poderá ver quantas contas você possui, ativas e inativas. Além disso, tem como saber qual é seu saldo em cada uma delas. No aplicativo, também é possível obter mais informações a respeito do pagamento dos lucros do ano base de 2021.
Apesar do crédito ser de forma automática em sua conta, não existe a possibilidade de realizar o saque dos valores. Isso porque, o Ministério da Economia estipulou que o trabalhador só terá acesso à quantia em casos específicos, assim como todo o dinheiro de seu FGTS. São eles:
Também é possível que o valor entre no cálculo de saldo disponível para empréstimo de antecipação do saque aniversário. O processo é feito junto a instituições financeiras. Ali, elas utilizam o saldo de suas contas FGTS como garantia de pagamento, assim, bloqueando o valor do empréstimo.
Caso você não se encontre em nenhuma dessas situações, não será possível realizar o saque do lucro. Dessa forma, esse dinheiro ficará retido com os outros valores em sua conta FGTS.
Agora você já sabe tudo sobre o lucro do FGTS. Por isso, baixe o aplicativo ou acesse o site oficial do Governo Federal para obter mais informações a respeito de seu saldo. Desse modo, você pode se informar sobre quanto será o lucro que será creditado em sua conta esse ano.