Lucratividade Nas Negociações
Conjunto de fatores que geram lucratividade
A lucratividade de uma empresa é resultado de um conjunto de fatores. Sendo assim, obter lucros é resultado de várias ações. Por isso, são fundamentais os planejamentos no que diz respeito aos lucros de uma empresa.
Fechar novos negócios é uma forma de obter lucros, mas ainda assim não é garantia de lucratividade, visto que as negociações também devem ser procedidas de maneira assertiva.
Negociação viabilizada e análises de custos e recursos
Portanto, ao negociar para a sua empresa é fundamental que essa negociação seja viabilizada. Isso porque é importante analisar a precificação do seu produto ou serviço. Haja vista que é necessário que não desvalorize o seu produto ou serviço, apenas para fechar novos negócios.
Muitas vezes novas negociações geram perdas para as empresas, ao invés de lucratividade. Isso porque o custo das entregas ao cliente não cobrem o valor negociado. Sendo assim, quando a gestão compara o custo do projeto e o tempo necessário, bem como outros recursos, a empresa perde lucratividade.
Demandas divididas por centro de custo
Isso porque o tempo que será levado para entregar um projeto complexo e que não se paga, poderia ser empregado a outras questões tornando a empresa lucrativa.
Contudo, muitas vezes um pequeno projeto pode ser uma estratégia para atrair clientes. Ao passo que muitas empresas dividem essas demandas internamente em níveis, centralizando os custos de modo planejado e viabilizando recursos necessários.
Lucro como resultado e não como processo
Por isso, é fundamental que as empresas analisem cada negociação, de maneira que na tentativa de ganhar clientes a empresa não perca recursos e torne seu fluxo negativo.
Sendo assim, a lucratividade é resultado de um processo de análises e planos estratégicos e não o foco principal de tudo o que uma empresa faz. Uma vez que focar em lucros pode deixar a empresa devendo qualidade e relacionamento com o cliente em potencial.