Um dos aplicativos mais baixados por brasileiros nos últimos anos, o Caixa Tem vem se tornando o queridinho de boa parte dos cidadãos. Estamos falando sobretudo das pessoas que costumam usar esta aplicação para receber importantes programas sociais como o Bolsa Família, e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Criado ainda em 2020, o Caixa Tem foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal com um objetivo claro: ajudar nos pagamentos do Auxílio Emergencial, o benefício que foi pago a trabalhadores informais que não estavam conseguindo obter renda no contexto da pandemia do coronavírus.
De lá até aqui, muita coisa mudou, e o Caixa Tem passou a ganhar uma série de outras funções. Hoje, o app é utilizado para pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer um pix e até mesmo gerar um código de saque para programas sociais em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Mas tanto sucesso, trouxe também uma série de problemas para esta aplicação. De acordo com relatos de usuários, e de membros da Polícia Federal (PF), não são poucas as tentativas de golpes envolvendo o Caixa Tem. Muitos criminosos se aproveitam da situação para enganar vítimas.
Os golpes são os mais variados, mas têm sempre o objetivo de enganar cidadãos em todas as partes do país. Muitas vezes, os criminosos usam mentiras para conseguir dinheiro, ou até mesmo dados pessoais de cidadãos que normalmente já se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Como dito, vários são os golpes criados por criminosos contra usuários do Caixa Tem. De modo que é impossível criar uma maneira de se livrar de todos eles. De todo modo, existem algumas dicas gerais que, segundo agentes da Polícia Federal, podem fazer com que a chances de se tornar uma vítima diminuam.
Abaixo, você pode conferir quais são essas dicas:
Sabe a senha que você usa para entrar no app do Caixa Tem? Ela é sua e de mais ninguém. Evite entregar esta numeração para outras pessoas, e evite inserir esta informação em aplicativos que não sejam o oficial do Caixa Tem.
Outra dica importante é desconfiar sempre que um familiar entra em contato com você pedindo dinheiro ou alguma informação pessoal. Por mais que a pessoa pareça ser de confiança, é possível que o seu celular tenha sido clonado, e algum criminoso esteja se passando por um ente querido.
Recebeu alguma mensagem de alguém que se apresenta como um representante da Caixa Econômica Federal? Neste caso, a dica é prestar atenção ao remetente. Verifique, por exemplo, o celular de envio da mensagem e também o e-mail. O banco não entra em contato através de números comuns.
Em tempos de muita informação, é natural que você receba links todos os dias no seu celular. Também é fato que boa parte deles não sejam um golpe. Mas alguns deles podem conter vírus maliciosos. Por via das dúvidas, a principal dica é não clicar.
Como dito, o Caixa Tem é um dos aplicativos mais famosos do país justamente porque é a partir dele que o cidadão consegue movimentar uma série de programas sociais. O Bolsa Família, por exemplo, atendeu mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do país neste mês de abril.
Outro programa que também faz pagamentos diretos no Caixa Tem é o Auxílio-gás nacional. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pouco mais de 5,5 milhões de pessoas receberam o saldo nesta conta neste mês de abril.
O Pé-de-meia, que atende estudantes do ensino médio, também usa o Caixa Tem como forma de pagamento.